O mais longo dos dias...

Sexta, 7 de maio de 2010

Eis então o momento pelo qual você esperou após uma longa jornada. Não será o último, é verdade, tampouco será o mais glorioso, mas é inegavelmente um grande momento. Poderíamos chamar de um verdadeiro rito de passagem, tal como ocorre em inúmeras tribos quando o jovem é finalmente reconhecido como adulto e membro pleno de sua comunidade. Assim é o Exame de Ordem: o rito de passagem do Bacharel de Direito - sua provação ante a classe jurídica.

Questiona-se a legitimidade ou o valor desse rito. Mas não se pode negar que passar pelo Exame, valendo-se exclusivamente do próprio mérito pessoal, dá a devida dimensão ao real esforço requerido por anos e anos, justificando-se a escolha de uma profissão e dignificando aquele que provou seu valor tanto para si mesmo como para os olhos da sociedade.

Ultrapassar essa barreira confere à advocacia uma aura de especial relevância, porquanto aqueles que superam esse momento tornam-se instrumentos indispensáveis para a Administração da Justiça: a própria concepção do Estado Democrático de Direito tem na advocacia um dos seus pilares.

Hoje será o dia em que você, bacharel, tornar-se-á uma pessoa privilegiada. Terá uma enorme liberdade profissional e adquirirá uma nova dimensão como cidadão, pois será a intersecção entre os anseios daqueles que buscam por Justiça e o Estado - O advogado tem em mãos um poder de fato e de direito.

E tudo isso revela em si um nobre sentido, porquanto suas conquistas são o resultado exclusivo do mérito pessoal. Você fez por merecer esse momento pelo seu esforço, o que é, nem mais, nem menos, JUSTO.

Hoje sai o resultado do Exame de Ordem, e o Portal Exame de Ordem saúda de antemão o seu sucesso.

Bem-vindo colega!

Às 18:00 horas do dia 07/05/2010 sua realidade mudará para sempre. Saboreie o dia de hoje, o mais longo dos dias, pois o dia de amanhã exigirá, mais uma vez, o seu suor, e o prazer do sucesso se desgasta, assim como todas as coisas submetidas ao inexorável tempo.

Infelizmente você não precisará mais do Portal Exame de Ordem, pois o Exame representará apenas uma etapa já superada, e não mais um desafio a ser vencido. Mas este blogueiro não ficará triste, pois a razão de ser deste espaço se cumpre com a sua vitória.

Boa sorte hoje!