O Exame de Ordem aplicado pelo MEC? Tem certeza?

Terça, 13 de novembro de 2012

Não raro bacharéis contrários ao Exame sugerem sua aplicação pelo MEC. Não deixa de ser algo inteiramente paradoxal, pois ser contrário ao Exame mas favorável a sua existência, desde que aplicado pelo MEC, é uma grande contradição.

Ou é contra ou não é!

Mas, talvez, antevendo uma prova mais fácil, a mudança da competência pela aplicação da prova pela OAB para o MEC até faz algum sentido na cabeça de quem luta pelo fim do Exame.

Entretanto, toda vez que vejo o MEC aplicando o ENEM chego a conclusão de que o Exame de Ordem, nas mãos do MEC, daria muita dor de cabeça.

Se um vigésimo do que aconteceu na última edição do ENEM acontecesse em qualquer edição do Exame de Ordem a prova seria anulada e o mundo cairia sobre a cabeça da OAB. Olhem só o rol de absurdos ocorridos:

Enem 2012: prova teve questão de química usada em 1998 e 2011 Enem 2012: Pessoas não autorizadas acessam local de prova em Teresina Estudantes voltam a compartilhar fotos feitas na sala de prova do Enem MEC encaminha à PF caso de candidatos que fotografaram cartão do Enem 2012 Mais de 30 candidatos são eliminados do Enem 2012

Candidata posta foto em rede social minutos antes de fazer a redação do Enem

Enem 2012: Apesar de desclassificações no 1º dia, candidatos voltam a postar fotos na web

Impressionou, e bastante, a facilidade do uso de celulares durante a aplicação da prova. Os candidatos flagrados foram bobinhos e postaram fotos nas redes sociais. E aqueles que foram um pouco mais expertos e mandaram fotos das provas para serem ajudados?

Será que aconteceu? Não? Quem pode assegurar que não?

O Exame da OAB dá dores de cabeça, falhas ocorrem e tudo mais, mas o Exame de Ordem nas mãos do MEC, no padrão de aplicação e segurança do ENEM, seria de fazer chorar.

E, claro, vamos ressaltar que TODA edição do ENEM tem problemas desta magnitude, quando não são piores!

Exame de Ordem pelo MEC? Não, obrigado!

P.S. E apesar de todas essas lambanças, não vi ninguém, em lugar algum, querendo acabar com o ENEM. Não é curioso?