O Direito Empresarial na 2ª fase do Exame de Ordem na visão do professor Penante

Quarta, 18 de dezembro de 2013

E a nossa última entrevista será com o professor Francisco Penante, o responsável pela cadeira de Direito Empresarial do Portal Exame de Ordem.

Grupo de Estudos de Empresarial

Perfil do Professor Penante no Facebook

Ensaio_Professor-Francisco_Penante

Blog: Entramos agora na era da repescagem, a mais importante mudança na estrutura do Exame de Ordem desde sua instituição. Como você vê a influência dela na cabeça daqueles que foram aprovados.

Prof: Vejo como um importantíssimo instrumento para a serenidade dos examinandos. Isso é decisivo! Sem serenidade, ainda que com grande bagagem, o resultado não vem.... Por outro lado (afinal, todo moeda tem dois lados), isso pode representar um maior grau de dificuldade nas provas de 1ª  fase. Em certa medida, foi o que observamos no XII Exame.

Blog: Muitos candidatos, para não dizer quase todos, ficaram felizes com a repescagem. Você acha que isso pode gerar uma descontração ou relaxamento dos candidatos na próxima prova?

Prof: Não. A prova é difícil, e a garantia de uma segunda chance, no caso de aprovação na 1ª fase, por si só, não deve gerar qualquer acomodação.

Aula inaugural (grátis) de Direito Empresarial para a 2ª fase do XII Exame de Ordem Unificado:

Cadastro 

Aulas grátis

Blog: O atual edital trouxe uma significativa mudança nas regras de identificação das peças práticas, limitando e muito eventuais margens de erro, tal como podemos ver abaixo. Como você vai preparar seus alunos diante dessa nova perspectiva?

2

Prof: Vejo na verdade um incremento significativo da responsabilidade da banca organizadora, afinal, ao conferir o status de "absoluto" ao seu padrão de resposta, não poderá  apresentar qualquer incoerência ou dissonância em relação ao Direito posto majoritariamente.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Empresarial do XII Exame de Ordem

Blog: Diante das mudanças acima, como você espera que seja a prova em sua disciplina? Mais fácil, mas complicada ou com um nível semelhante ao da prova anterior?

Prof: Acredito que a FGV vai sempre pautar por uma prova difícil. Entretanto, como a partir de agora os nomes dos membros das bancas serão divulgados, espero que a qualidade das provas suba significativamente. Isso é bom para os candidatos, pois o risco de ser injustiçado cai significativamente.

Blog: Como você prepara seus alunos considerando a abordagem do conhecimento jurisprudencial, inovação trazida no edital do XI Exame de Ordem? Qual o feedback desta inovação?

Prof: Trabalho isso diuturnamente, não só nas aulas como também nas redes sociais. Este universo tem se mostrado muito agitado, em especial com o surgimento de grandes "cases", tal como a recuperação judicial da OGX. Estamos muito antenados e, se a banca resolver inovar na jurisprudência, nossos alunos estarão muito preparados.

 Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito Empresarial hoje?

Prof: A identificação da peça, a aplicação do conteúdo processual, o manuseio da legislação e a feitura das remissões permitidas pelo edital, são algumas das principais dificuldades. Esses são pontos cruciais. Exatamente por isso tais temas ganham especial ênfase em nossa preparação, sendo apresentados a partir de perspectiva didática, absolutamente descomplicada e regada de exemplos.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições e, em especial, no X Exame de Ordem?

Prof: Analisando todas as provas da era FGV (2010.2  até agora), a identificação da peça, salvo raras  exceções (a exemplo do IX Exame OAB), não tem sido objeto de maior dificuldade na 2ª fase de Empresarial. De todos os modos, é preciso conhecer e exercitar método para identificação da medida judicial esperada, minimizando riscos. Pensando nisso, no nosso curso de 2ª fase apresentamos ao aluno a nossa ?Escada da Aprovação?. Através dela, degrau a degrau, mostramos todo o caminho a ser percorrido pelo examinando para a identificação da medida judicial esperada. Conhecer a ?Escada da Aprovação? impregna o examinando da confiança indispensável para o êxito na empreitada. É o que temos percebido ao longo de todos esses anos de preparação, o que faz toda a diferença.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: O conteúdo tem que ser atraente ao aluno, apresentado a partir de muitos exemplos e regado a muita, muita motivação. Esse é o nosso norte. Assim conseguimos tirar o máximo de cada um, sensibilizando para a importância de que seja seguido o nosso plano de estudos, o esquema de marcação da legislação ensinada em aula, a realização dos nossos 15 simulados, ..... enfim, que seja seguido todo o nosso cronograma de estudos.

Blog:  O sistema do ?Sua Mensagem? funciona bem? Os alunos conseguem ter todas as suas dúvidas sanadas?

Prof: O sua mensagem é simplesmente uma linha de comunicação reta, sem intermediários, entre os alunos e o professor. Simples assim!

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Prof: Quero recordar a todos que, ademais das redes sociais, também poderão me encontrar no meu site: www.franciscopenante.com.br ou www.empresarialnaveia.com.br, com muito conteúdo voltado para a 2ª fase do certame da OAB.

E lembrem-se: Sacrifício transitório, benefício permanente. Coloque na balança e vai perceber: VALE A PENA!

EMPRESARIAL NA VEIA!

VALEU!