Quinta, 20 de fevereiro de 2014
Quantas questões são cobradas de cada disciplina na 1ª fase da OAB e qual é o desempenho estatístico médio dos examinandos em cada uma ao longo da aplicação do Exame de Ordem na era da FGV.
E, acima de tudo, como isso pode guiar a preparação de vocês para a prova do dia 13 de abril?
Pergunta nº 1: quantas questões são cobradas por disciplina na 1ª fase a OAB? Vamos dar uma olhadinha em um levantamento feito pela FGV entre o II e o X Exames Unificados:
Aqui podemos traçar uma primeira abordagem: a importância da disciplina em função de seu peso na prova.
Seguindo esta lógica temos o seguinte ranking:
Ética Profissional - 10
Direito Civil - 7
Direito Constitucional - 7
Processo Civil - 6
Direito do Trabalho - 6
Direito Administrativo - 6
Direito Penal - 6
Processo Penal - 5
Processo do Trabalho - 5
Direito Empresarial - 5
Direito Tributário - 4
Direitos Humanos - 3
Direito Internacional - 2
Estatuto da Criança e do Adolescente - 2
Direito Ambiental - 2
Direito do Consumidor - 2
Filosofia do Direito - 2
A escala acima desconsidera o grau de dificuldade de cada disciplina como também o volume de conteúdo a ser estudado em cada uma. Esses são também dois elementos importantes a serem considerados, mas eles dependem, em alguma medida, de um certo subjetivismo do candidato, exceto, claro, pelo volume de conteúdo, cuja extensão é mensurável.
Entretanto, neste momento, essa avaliação não será considerada.
Agora temos acesso a mais um conjunto interessante de dados, e a partir dele podemos estabelecer algumas ilações: o desempenho médio por disciplina dos examinandos ao longo das edições do Exame de Ordem unificado, desde o II Exame até a X edição.
Confiram os percentuais por disciplina:
Vejam só que interessante! Agora podemos fazer um ranking com base no desempenho dos candidatos por disciplina, ou seja, podemos apontar quais são as disciplinas que proporcionam uma melhor resposta dos candidatos, considerando a média:
1º) Ética Profissional - 64,4% de aproveitamento médio (10 questões)
2º) Direito do Consumidor - 61,7% de aproveitamento médio (2 questões)
3º) Filosofia do Direito - 60,6% de aproveitamento médio (2 questões)
4º) Estatuto da Criança e do Adolescente - 55,1% de aproveitamento médio (2 questões)
5º) Direitos Humanos - 48,3% de aproveitamento médio (3 questões)
6º) Direito Administrativo - 48,1% de aproveitamento médio (6 questões)
7º) Direito Ambiental - 47,1% de aproveitamento médio (2 questões)
8º) Processo Penal - 45,5% de aproveitamento médio (5 questões)
9º) Direito Tributário - 45,3% de aproveitamento médio (4 questões)
10º) Direito do Trabalho - 41,7% de aproveitamento médio (6 questões)
11º) Direito Constitucional - 41,6% de aproveitamento médio (7 questões)
12º) Direito Civil - 40,6% de aproveitamento médio (7 questões)
13º) Direito Internacional - 40,3% de aproveitamento médio (2 questões)
14º) Processo Civil - 39,6% de aproveitamento médio (6 questões)
15º) Processo do Trabalho - 38,9% de aproveitamento médio (5 questões)
16º) Direito Penal - 38,0% de aproveitamento médio (5 questões)
17º) Direito Empresarial - 31,8% de aproveitamento médio (5 questões)
Os dados acima são muito, mas muito surpreendentes! Eu não esperava uma disposição estatística como esta e ela revela que certas "verdades" sobre a preparação para a reta final, considerando aqui o desempenho médio dos examinandos, não passam de achismos.
A primeira "verdade" desfeita está em achar que existe um rol fechado de disciplinas a serem priorizadas na reta final de estudos.
Não existe!
Um exemplo: eu sempre acreditei que o estudo de Processo do Trabalho deveria ser uma prioridade, pois eu acho essa disciplina muito fácil.
Pois é...a minha percepção não é compartilhada pela maioria dos candidatos. Processo do Trabalho ocupa a antepenúltima posição entre os acertos dos candidatos na 1ª etapa. Eu não esperava por isso!
Direito do Consumidor, Filosofia do Direito e ECA no topo? Nunca imaginaria! Mas refletindo um pouco, e levando em consideração que estas também são disciplinas com um volume de conteúdo menor (se bem que Filosofia não tem uma média consistente para ponderarmos com mais precisão) aumentam os percentuais de acertos.
Por outro lado, fico satisfeito em ter desenvolvido pioneiramente e sempre ter sugerido que a melhor forma de abordar o estudo na 1ª fase era estabelecer a análise de desempenho por disciplina, para o candidatos estabelecer suas próprias virtudes e deficiências, e assim direcionar adequadamente seus estudos.
Sugiro aqui a leitura deste post e a sua completa assimilação: A análise estatística de desempenho e sua importância na preparação para o Exame de Ordem
Mesmo assim, apesar das ponderações a serem feitas a partir da análise de desempenho, acho (no momento apenas acho! Preciso amadurecer e processar melhor essas informações) interessante que os candidatos também levem em consideração a média de acertos de todos os candidatos nas edições anteriores. A oscilação estatística entre uma e outra disciplina, considerando a aplicação de 9 edições da prova, expõe, por assim dizer, quais são as disciplinas mais fáceis neste 1ª etapa.
Essa é, contudo, uma afirmação perigosa, ainda mais se ponderada com as próprias características e afinidades de cada candidato, mas ela tem um valor intrínseco e pode ser útil na definição de um roteiro final de estudos.
Semana que vem vamos conversar mais sobre isto.