O desabafo de Ophir Cavalcante

Terça, 8 de maio de 2012

Ontem de noite, quase madrugada o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, veio anunciar que hoje serão publicados os dados estatísticos por faculdades do VI Exame de Ordem Unificado:

Por sinal, assim que estes dados forem publicados, os divulgarei aqui no Blog. Não percam!

Logo após passar essa primeira informação, o presidente fez um desabafo:

A reclamação do Dr. Ophir guarda correlação com os problemas ocorridos na 2ª fase do VI Exame de Ordem, problemas estes apontados nas postagens abaixo:

?The service is unavailable.? Site da OAB acaba de cair!!!!

Ministério da Saúde adverte: o Blog Exame de Ordem derruba sites!

FGV e OAB erraram FEIO ao zerar as peças práticas de candidatos que fizeram a prova de Direito Penal

Nova quebra de isonomia na correção das provas da 2ª fase do Exame de Ordem ? Peça prático-profissional de Direito Penal

Presidente da OAB afirma que provas zeradas da 2ª fase de Direito Penal serão reanalisadas

Sobre os problemas nas demais disciplinas ocorridos na 2ª fase do VI Exame de Ordem

Erro material na prova de Direito do Trabalho precisa ser reparado de ofício pela OAB

ATENÇÃO! FGV divulga nota oficial assegurando a correção das peças de Direito Penal com pedidos cumulados

ATENÇÃO!! FGV ?perde? os recursos de vários candidatos reprovando-os injustamente!

Relatório de mais uma lambança em um Exame de Ordem

FGV publica comunicado oficial sobre os problemas ocorridos na divulgação do resultado final da OAB

Olhem só que beleza!

Olhem só que beleza II ? O retorno!

Moral da história

A indignação dos candidatos é absolutamente compreensível, pois a condução da prova após a divulgação do resultado preliminar deixou muito a desejar, e pelo problema de sempre: os critérios de correção.

A questão não é se os candidatos têm do que reclamar, e sim como reclamam.

Nesse ponto, o Dr. Ophir Cavalcante está recoberto de razão.

E está sob dois aspectos. Primeiro que ele não conduz pessoalmente o Exame de Ordem: apenas participa de deliberações gerais. Depois, que a urbanidade deve ser uma característica cultivada por todo e qualquer advogado ou operador do Direito.

Infelizmente a virtualidade das redes sociais confere a muitos uma coragem e uma ousadia não verificáveis presencialmente. Essa é uma faceta da internet.

Eu, durante o auge da questão da constitucionalidade do Exame de Ordem, devo ter apagado algo em torno de 30 mil comentários (já foram publicados aqui, desde 2010, 145.630 comentários) com ofensas diretas ao Dr. Ophir e a mim mesmo em função deste tema. Ofensas pesadas, agressivas e reveladoras do caráter de muita gente que desejava o fim do Exame de Ordem.

Foram tantas as pancadas que hoje eu sou absolutamente indiferente a isto: fiquei cascudo. Já o Dr. Ophir, novo nas redes sociais, ainda não está acostumado com tal nível de virulência, e a falta de controle na internet permite a proliferação de uma figura chamada "troll", a carapuça do ofensor anônimo da internet. Essa figura é tão conhecida que tem até imagem oficial:

Essa face é a representação de um comportamento e não de uma pessoa.

Não nos cabe, a nenhum de nós, criticar diretamente uma pessoa, mesmo que SUPOSTAMENTE dela tenham sido cometidas injustiças.

É preciso saber separar as pessoas das instituições!

As crítica e falhas que apontei nos links acima, por exemplo, JAMAIS tem como alvo uma pessoa, mas sim instituições (quando é o caso) e mesmo assim qualquer crítica é objetiva e tem uma razão de ser em função de falhas sempre previamente aferidas e reais.

Eu, algumas semanas atrás, ELOGIEI o VI Exame de Ordem, e o fiz publicamente:

Dando a mão a palmatória: Dr. Ophir tinha razão

E elogiei porque até aquele momento a prova era digna de elogios. Agora, se tiverem paciência, vejam os comentários da postagem acima: as críticas a mim por ter elogiado não foram poucas, "vendido" foi do que me chamaram.

Compreensível até certo ponto, mas absolutamente injusto.

Depois, ao final do certame, na última sexta-feira, em função das circunstância mudei meu posicionamento:

Está na hora da OAB trocar a organizadora do Exame de Ordem

Nada mais contundente, sem deixar de ser, naturalmente, respeitoso.

Não estou aqui em condições de dizer a ninguém como se pautar e comportar, mas ataques pessoais, e falo isso com a experiência de ter sido MUITO bombardeado pelo meu trabalho aqui no Blog, desde 2008, são absolutamente inócuos.

O Exame de Ordem tem muito o que melhorar, e a crítica bem-feita, racional e fundamentada produz resultados tangíveis.

O Blog Exame de Ordem sob este prisma é responsável direto por muitas mudanças na prova, pois o padrão da crítica aqui realizada ajudou a MELHORAR o Exame da OAB.

É isso que queremos.

Como o Blog hoje é referência no tema, tem história e reconhecimento, juntos (eu e vocês) podemos fazer um Exame de Ordem melhor, justo e que atenda tanto aos interesses dos candidatos como o da OAB, sem que precisemos extrapolar os limites da civilidade.

As mudanças vêm ocorrendo, mas nunca do dia para a noite. É um processo paulatino e lento. Infelizmente muitos candidatos pagam na carne pelas injustiças, mas TODOS precisam de vez em quando sacrificar uma parcela do interesse pessoal em nome dos demais.

Nem para todos é deferida a Justiça.

Infelizmente.

Mas nem por isso devemos deixar de lutar. Lutar a boa luta.

Vamos juntos!