O "advogado-sanduíche", ou, como NÃO fazer o seu marketing profissional

Terça, 19 de novembro de 2013

Uma leitora do Blog, residente em Manaus/AM, mandou-me uma foto que ela mesma tirou com seu celular do cardápio de uma lanchonete.

Olhem bem a imagem e reparem no detalhe:

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E aí? Esse tipo de propaganda pode ser feita? Vale um pontinho na prova do próximo dia 15 de dezembro!

Independentemente disto, não consigo imaginar um jeito PIOR de divulgar o próprio nome: em um cardápio de lanchonete!

Sim! Eu sei que não está fácil para ninguém, mas nem por isso uma estratégia como essa deve ser adotada. É o verdadeiro anti-marketing!

O importante, conceitualmente falando, não é o de divulgar seu nome ou serviço, e sim demonstrar o VALOR agregado ao seu nome ou serviço. Há uma diferença significativa nisto.

Marketing é a divulgação de uma marca visando atrair audiência. Se feito no lugar ou da forma errada, pode gerar o efeito contrário.

O VALOR agregado ao nome ou ao trabalho do profissional não são, em uma primeiro plano, divulgados por ações de marketing, e sim pelo conceito que os colegas dão ao profissional e o famosa boca-a-boca feitos pelos clientes satisfeitos com um trabalho, MESMO que este trabalho não tenha sido vitorioso. Vale mais demonstrar segurança e empenho do que ganhar uma causa.

O que os colegas de profissão vão imaginar caso vocês coloquem o nome em um cardápio de lanchonete?

O que um cliente em potencial pensaria? Seria ali que ele iria fazer isso?

Essas ponderações SEMPRE precisam ser feitas antes de se adotar uma estratégia de divulgação, afora ponderar bem sobre o enquadramento da ação com o Estatuto e o Código de Ética.

E dica final: não coloquem um "etc." depois de relacionar suas especialidades. Aliás, não pretendam ser especialistas em tudo, até porque isso não existe.