Quinta, 6 de setembro de 2012
O Direito Penal foi a principal área jurídica escolhida, no momento da inscrição, entre os 117.872 candidatos que prestarão o VIII Exame de Ordem Unificado. A prova objetiva (primeira fase) será realizada neste domingo (09) em todo o país. Sendo aprovado nesta fase, o bacharel se submeterá à prova prático-profissional no ramo jurídico que escolheu. A preferência por essa disciplina se explica, na opinião do presidente nacional da OAB, pelo fascínio que o Direito Penal causa no estudante logo em seus primeiros contatos com os fundamentos e princípios. ?O Direito Penal cuida da liberdade do ser humano, um dos bens maiores que deve ser buscado pelo advogado?, explica Ophir. Entre os 117.872 examinados, 33.558 se submeterão à prova prática em Direito Penal, caso sejam aprovados na primeira etapa.
Ainda na avaliação feita pelo presidente da OAB, a predileção pelo Direito Penal também pode ser justificada pela maior evidência no país desse ramo do Direito em razão da ausência de políticas públicas de inserção social, de emprego e educação. ?Essa falta de políticas sociais, somada à repercussão dos crimes e que as notícias de violência tem na vida das pessoas, leva o advogado a querer atuar na defesa dos cidadãos?.
A segunda disciplina mais escolhida pelos estudantes foi Direito do Trabalho, opção de 26.676 do total de inscritos. Ophir lembrou que este é um ramo jurídico que atrai a atenção porque a Justiça trabalhista brasileira é extremamente célere na solução dos casos. Hoje, 80% dos processos trabalhistas são resolvidos na primeira instância. ?Essa celeridade maior gera ao advogado trabalhista um retorno mais imediato para a subsistência do profissional?, afirmou o presidente da OAB.
Fonte: OAB
Muito surpreendentes esses dados da OAB. Muito mesmo!
Primeiro que eles são muitos discrepantes com os dados do VII Exame, que eu questionei aqui no Blog - Pela 1ª vez a OAB libera dados de aprovados por disciplina na 2ª fase. Confiram! - Inclusive a OAB retirou de seu site no dia seguinte essa matéria, meio que endossando a minha crítica.
Depois que Penal, apesar das últimas provas terem maltratado muitos os candidatos, conseguiu bater Direito do Trabalho e ocupou o 1º lugar nas preferências dos examinandos.
Bem surpreendente mesmo!
Isso mostra que Direito do Trabalho perdeu, depois de longos anos, a sua aura encantada (também, depois de sucessivas provas quilométricas) e que talvez estejamos diante de um rearranjo nas preferências dos examinandos.
Bem interessantes essas estatísticas!