O novo ramo jurídico: a advocacia espacial!

Terça, 11 de julho de 2017

O novo ramo jurídico: a advocacia espacial!

Que tal um novo ramo jurídico: a advocacia espacial? Pode parecer brincadeira, mas não é!

Trata-se do vislumbre de oportunidade em um ramo que está ganhando corpo agora nos Estados Unidos com o avanço de novas empresas dispostas a explorar o espaço, a lua e os asteroides.

Portanto, estamos falando de uma nova especialidade! E é essa é a palavra-chave para o futuro na advocacia.

É a primeira premissa: se especializar em algo.

A segunda é simples também: olho nas novas tecnologias.

Das novas tecnologias surgem novos comportamentos (você está lendo este texto do seu celular, provavelmente) e novos comportamentos podem gerar novos mercados. E aí entra a advocacia.

A advocacia espacial não é nova, mas agora está começando a crescer, e isso em um mercado que já nasce bilionário.

Claro! É uma realidade mais para os americanos, mas serve de exemplo de como se ocupar um nicho novo no mercado.

Confiram a nossa tradução para a matéria publicada no site Observer!

Advogados espaciais estabelecem as regras para a fronteira final

Desde que Elon Musk fundou a SpaceX em 2002, milhões de pessoas seguiram sua missão de lançar foguetes avançados que poderiam permitir que os humanos vivessem em outros planetas.

Entre os primeiros devotos de Musk está um jovem advogado chamado Berin Szoka. Enquanto trabalhava para um juiz federal, ele aprendeu sobre o SpaceX e começou a considerar suas implicações na lei.

"Eu estava entediado e pensei que seria um foco divertido para meu trabalho legal", disse Szoka ao "Observer".

Szoka falou essa paixão no TechFreedom, um grupo de pesquisa de política de tecnologia sem fins lucrativos que ele fundou em 2010 e que atua até hoje. Ele também atua no Comitê Consultivo de Transporte Comercial do Espaço Comercial da Administração Federal de Aviação (COMSTAC) e no conselho de diretores da Space Frontier Foundation, um grupo de defesa de cidadãos sem fins lucrativos focado em promover oportunidades comerciais para humanos no espaço.

Mas Szoka não foi o primeiro advogado a fazer da galáxia sua especialidade - quando James Dunstan frequentou a Faculdade de Direito de Georgetown no início da década de 1980, ele enfatizou que a lei convencional sujeita sua mente a reflexões.

Auto-descrito como um "estranho nerd", Dunstan foi atraído pelo espaço exterior, fundando o Georgetown Space Law Group. Depois de se formar, ele atuou como especialista em direito espacial e de jogos de computador no agora extinto escritório de advocacia Haley, Bader & Potts, duas décadas antes de formar o Mobius Legal Group em 2010.

"Em 1983 houve risadinhas, mas o direito espacial é uma coisa real agora", lembrou Dunstan.

De fato, ambos advogados estão na vanguarda de um ramo da lei que pode não ser amplamente conhecido, mas existe há mais de 50 anos.

A lei espacial tem sido regulamentada desde 1959 pelo Comitê das Nações Unidas sobre o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS). O campo também cumpre o Tratado do Espaço Exterior de 1967 da ONU, que afirma que todas as partes do espaço, incluindo luas e planetas, podem ser acessadas e exploradas por todos os países e que qualquer objeto lançado no espaço permanece propriedade do Estado que efetuou o lançamento.

Vários problemas no direito espacial moderno, no entanto, testaram os limites desses acordos antiquíssimos. O principal desses é a mineração de asteroides, que envolve a extração de materiais como ouro, prata e platina de meteoros e, em seguida, utilizá-los como materiais de construção no espaço ou na Terra.

Para resolver isso, o senado americano, em novembro passado, aprovou por unanimidade o US Commercial Space Launch Competitiveness Act, garantindo que quaisquer recursos extraídos por empresas americanas no espaço são propriedade dos mineiros.

Em vez de ficar animado com esta notícia, no entanto, tanto Dunstan quanto Szoka expressaram cautela. Dunstan apontou que o projeto de lei apenas se aplicava às missões espaciais nacionais, mas não abordava as preocupações da ONU.

"Isso é compatível com o Tratado do Espaço Exterior?", Perguntou-se.

Szoka foi mais longe, argumentando que o projeto de lei não consegue regular um processo para mineração de asteróides.

"Extrair recursos da lua é uma oportunidade de negócio muito real que poderia criar uma economia inteira", disse ele. "Os Estados Unidos não cumprirão sua obrigação de supervisão de empresas além da órbita terrestre".

Outra área de crescente preocupação para os advogados espaciais é o voo espacial comercial e privado, através de empresas como a SpaceX ou a Virgin Galactic, de Richard Branson, enquanto entusiasmadas com esses desenvolvimentos, Dunstan está preocupado com seu impacto potencial.

"Estamos no precipício de uma verdadeira revolução em lançamentos, mas não temos a infraestrutura de lançamento ou o ambiente regulatório para licenciar todos eles", disse ele.

Especial preocupação é o número de organizações envolvidas com o desenvolvimento dos foguetes desde o início - a Autoridade Federal de Aviação (FAA) licencia os veículos e aprova as cargas úteis, mas qualquer nave vistoriada deve receber uma licença de sensoriamento remoto da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica ( NOAA) para escanear a Terra. Depois disso, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) deve atribuir ao foguete uma freqüência de rádio para que a equipe possa se comunicar com funcionários no chão.

"Os foguetes vão começar a parecer mais como aeronaves, mas a FAA não licita separadamente cada voo fora de LAX", disse Dunstan. "Do ponto de vista do tempo, o sistema será rapidamente burlado - ele foi projetado a um certo ritmo, mas as coisas estão se movendo muito mais rápido agora".

Szoka concordou que o regime regulatório atual precisa de mudanças.

"Este guia de trabalho é gerenciável para o programa de hoje, mas é realmente problemático para vôos flexíveis no futuro", disse ele.

Vários problemas no direito espacial moderno, no entanto, testaram os limites desses acordos antiquíssimos. O principal desses é a mineração de asteroides, que envolve a extração de materiais como ouro, prata e platina de meteoros e, em seguida, utilizá-los como materiais de construção no espaço ou na Terra.

Os dois advogados divergiram, no entanto, qual seria a melhor solução para o problema - enquanto a Szoka disse que deveria haver uma "balcão único" para questões espaciais fora da FAA, Dunstan disse que as atuais leis nacionais e internacionais poderiam ser suavizadas com a cooperação .

"Ao invés de tentar matar o dragão, devemos concordar em não interferir um com o outro", disse ele. "Os acordos bilaterais ou a prática comum podem preencher os buracos".

Dunstan saberia - em 2000, negociou o arrendamento da Estação Espacial Mir para os russos, usando um contrato de construção comercial padrão.

"Todos permaneceram dentro dos limites do Tratado do Espaço Exterior, então eles foram capazes de fazer o que eles queriam", disse Dunstan.

Embora a lei espacial possa parecer uma disciplina alienígena, Dunstan disse que utiliza os mesmos princípios que a lei terrestre, como mostra a locação Mir.

"Você só precisa tomar um conjunto de círculos por vez", disse ele. "Nós temos um bom controle sobre o compartilhamento de coisas em órbita. Se é lua, Marte ou asteróides, temos um princípio fundamental de "não fazer mal".

"Uma vez que você tenha um regime legal capaz de ver as coisas além da órbita, esse regime pode ser aplicado em qualquer lugar", concordou Szoka. "Você só precisa reconhecer a operação e a propriedade".

A lei espacial nem sempre é tão séria, no entanto - Szoka disse que seus colegas advogados geralmente estão com ciúmes de seu trabalho, muito para seu deleite.

"Quase todos os advogados que conheci acham a idéia fascinante e querem saber mais", disse ele.

Dunstan conhece esse sentimento muito bem - depois que ele apareceu na BBC para discutir seu trabalho de direito espacial, sua imagem e descrição do trabalho iluminam a Internet.

advocacia espacial

"Eu sou o meu próprio meme", disse ele, rindo.

Fora das mídias sociais, no entanto, a parte favorita do trabalho de Dunstan está acontecendo com colegas "cabeças de hélice".

"Passo mais tempo com engenheiros do que com advogados", ele disse: "E eu estou bem com isso"

Fonte: Observer