Teses Jurídicas Pós-Pandemia

Venham se preparar para o futuro das lides no país!

publicado em 11/04/2018 às 05h48
Nenhuma questão deverá ser retificada no XXV Exame de Ordem

Na noite de ontem tomei ciência da informação de que não se discute no âmbito da OAB a RETIFICAÇÃO de questões na 1ª fase do XXV Exame de Ordem.

Já era algo que eu imaginava, mas consultei fontes ligadas ao Exame para passar a informação com mais segurança para vocês.

É bom, antes de qualquer coisa, deixar claro que RETIFICAR é diferente de ANULAR!

Na anulação a questão perde sua validade e o ponto dela é atribuído indistintamente a todos os candidatos, majorando a nota de cada um. Quem acertou a questão simplesmente mantém sua nota.

Já na retificação o gabarito da questão é alterado, e quem colocou a alternativa certa, de acordo com o novo gabarito, ganha um ponto, e quem colocou a resposta certa, de acordo com o gabarito original, antes da retificação, perde o ponto, tendo sua nota reduzida. A questão, neste caso, não sofre os efeitos da anulação, mas tão somente tem sua resposta correta alterada.

Cursos do Jus21 para a 2ª fase do XXV Exame de Ordem Abertas as inscrições para a repescagem no XXV Exame de Ordem

A retificação é algo MUITO RARO no Exame de Ordem. Só tivemos na história do Exame de Ordem três retificações de gabarito em uma 1ª fase, isso considerando não só o tempo do Exame Unificado como também o tempo do CESPE. Ou seja, trata-se de uma decisão administrativa excepcional.

E mais!

A retificação sempre ocorre, no máximo, no dia SEGUINTE ao da prova, pois a banca não espera que todo mundo se envolva na preparação para a prova para depois matar os sonhos de milhares de aprovados com uma retificação tardia. Isso seria uma irresponsabilidade e tanto a OAB como a FGV não incorreriam neste erro.

Na prova da 1ª fase do XIX Exame a OAB, por exemplo, tivemos a retificação de duas questões, o que pegou alguns (muitos) candidatos de surpresa

Naquela oportunidade a prova havia sido aplicada em 03/04 e a retificação veio logo no dia seguinte, 04/04.

FGV retifica gabarito da 1ª fase do XIX Exame de Ordem

Logo, quem está com 40 pontos pode ficar tranquilo.

E as anulações?

Quanto as anulações a banca ainda vai se manifestar, mas eu diria que existe a possibilidade real de ao menos uma ser anulada.

Lembrando que possibilidade não é certeza.

Muitos candidatos perguntam se compensa estudar para a 2ª fase. Eu diria que é sempre um risco a ser tomado considerando o contexto e também a gestão do tempo.

Do dia do resultado final da primeira fase, quando saberemos se vão anular ou não alguma coisa, até o dia da prova teremos tão somente 19 dias. É muito pouco tempo para se preparar.

Logo, quem tem fé e acha que vão anular algo tem de tomar uma decisão, pois se deixar apenas para o dia 08/05 vai ter dificuldades de se preparar minimamente para a prova.

E, repetindo, quem está com 40 deve iniciar o quanto antes a preparação. Estes estão firmes e fortes na 2ª fase!



Cursos, Treinamentos & Produtos

11 ANOS DO
BLOG EXAME DE ORDEM