Nenhuma questão anulada no XXVI Exame de Ordem

Segunda, 27 de agosto de 2018

Nenhuma questão anulada no XXVI Exame de Ordem

E pela 13ª vez a OAB não anula nenhuma questão na 1ª fase de um Exame de Ordem. A lista final de aprovados é igual a lista preliminar, ou seja, não tivemos nenhuma anulação.

Ela repete o padrão visto no XXV Exame, quando tivemos uma aprovação igualmente baixa e, ainda assim, incapaz de comover os corações dos membros da banca recursal da Ordem.

Confiram o comunicado, que acabou de ser publicado:

Um fato: a Ordem perdeu no paradigmático XXIII Exame todo e qualquer medo de reprovar, especialmente o medo de impor altas reprovações aos candidatos.

Na 1ª fase do XXIII Exame de Ordem tivemos 15.352 aprovados, sem anulações.

Na 1 fase do XXIV Exame, foram 47.693 aprovados, com 1 anulação.

No XXV Exame, sem anulações, tivemos 29.892 examinandos aprovados.

Nessa prova (dados exclusivos do Blog) tivemos aproximadamente 124 mil inscritos (não tenho o número exato, mas dá para trabalhar com isso), sendo que destes, com a publicação da lista de aprovados, 30.884 foram aprovados, o que dá um percentual de 24,90% de aprovação.

O quadro, como sempre, não era fácil para os candidatos. Eu pessoalmente coloquei muita fé nas questões de Filosofia e do Congolês, e mesmo assim não deu certo.

 

Apesar de tudo, de todas as fundamentações, de todas as análises, entenderam que não cabia nenhuma anulação.

É a 13ª vez que a OAB não anula nada. Contando da 1ª vez, no VIII Exame, são 13 vezes em 19 que a OAB impõe sua vontade mesmo apesar de bons recursos.

Lista final de aprovados

Consulta individual ao resultado final

Ninguém pode deixar sua aprovação nas mãos da boa vontade da OAB. Nem mesmo o candidato que fica ali, no quase, com 39 pontos, deve ter muitas esperanças nos exames futuros. A Ordem está cada vez mais solidificando seu posicionamento de não anular nada, independentemente de eventuais falhas vislumbradas pelos professores de cursinhos.

A Ordem busca, sob sua ótica, uma prova perfeita.

Ao menos para ela?