Não é hora de comprar códigos e vade mecuns!

Quinta, 19 de dezembro de 2013

OldBook4

Vários candidatos querem saber se devem comprar desde já os códigos e os vades para a próxima 2ª fase.

A resposta é um categórico NÃO!

E por que não?

Todos os vades que estão aí no mercado são de 2013, ou melhor, do começo do 2º semestre de 2013. O edital do atual Exame foi publicado no dia 4 de novembro, quando então toda e qualquer alteração legislativa não pode mais ser cobrada na prova.

Então temos aí um lapso de tempo que vai do começo de julho até o início de novembro com uma série de alterações jurisprudenciais (Súmulas) e legais que certamente não fazem parte dos códigos editados no 2º semestre de 2013.

No mínimo, e por baixo, sei que temos neste período uma emenda constitucional (sem contar uma emenda publicada após o edital) alterações no código penal, algumas novas leis, novas súmulas e OJ"s no TST e novas súmulas também do STJ.

Como as principais editoras irão publicar os novos vade agora, na 1ª quinzena de 2014, dá para esperar sem problemas por esses novos códigos. Praticamente faltam só 3 semanas para elas colocarem no mercado as novas edições, quando a prova da 2ª fase será aplicada só em 9 de fevereiro.

E aqui um ponto IMPORTANTE a ser considerado.

Vamos supor, assim, por acaso, que vocês não consigam passar nesta 2ª fase. Automaticamente estarão classificados para a 2ª fase do XIII Exame, ou seja, serão beneficiados pela repescagem. Quando o edital do XIII Exame de Ordem for publicado, não teremos a 2ª edição de 2014 de NENHUM vade mecum. Talvez esse edital seja publicado em maio ou junho de 2014.

Ou seja, os vades aptos para o XIII Exame serão, exatamente, os vades que serão publicados agora no começo de 2014.

Não faz sentido comprar um vade de 2013 agora sendo que vocês terão de comprar o vade de 2014 caso tenham de se valer, em tese, da repescagem.

Por precaução, e também projetando a repescagem (sem considerar as inovações legais e jurisprudenciais), faz TODO SENTIDO esperar mais 3 semanas pelos novos códigos.

Fica a dica!