Não consigo pensar positivo para a prova da OAB! Socorro!!!

Quinta, 6 de setembro de 2012

Ontem uma internauta tuitou o seguinte para mim:

Não é segredo para ninguém que a condição mental é um ponto fundamental para um bom desempenho na prova, e que o nervosismo e o medo derrubam milhares de candidatos.

A falta do pensamento positivo gera medo, em especial quando há uma experiência negativa no passado como base, reforçando uma perspectiva ruim.

Mal sinal...

Mas qual seria a fonte desse pessimismo?

O "pensar positivo" com certeza guarda correlação com uma expectativa, e a expectativa está ligada ao resultado positivo. Isso é claro.

Ou seja, a nossa amiguinha tem medo de não passar. Medo normal e mais do que natural...

Mas há uma solução para isto. O medo guarda estreita correlação com o objetivo sonhado: a aprovação.

E se o candidato muda o foco do seu desejo? E se ele passa a querer fazer uma boa prova, testando seus próprios limites, INDEPENDENTEMENTE do resultado?

Mas isso seria difícil, diria uns.

Não, não é!

Ser aprovado, sob qualquer ponto de vista, é uma CONSEQUÊNCIA. Reprovar também é uma consequência, um resultado, um fim.

Fazer a prova é um meio, meio este que gera a consequência. A consequência (resultado) vai ocorrer de qualquer forma. O candidato não precisa se preocupar com ela.

O candidato tem de se preocupar em como fará a prova. Este é o segredo!

Se a preocupação migrar para o desempenho, o candidato se liberta da pressão do resultado. Caberia a cada um buscar, durante a prova, ter a certeza de que está fazendo o seu melhor, e esse melhor não guarda correlação com o resultado.

Faça a prova para si mesmo, e não para conseguir algo. Faça a prova buscando mostrar para si mesmo, e para rigorosamente mais ninguém, que ali, naquele momento, você está realmente se dedicando e se entregando ao que se propôs há muito tempo, e, acima de tudo, faça a prova sabendo que ali você está dando o melhor de si.

O segredo está em tentar satisfazer a si mesmo. O resultado é só uma consequência. Se a aprovação não vier, você sabe que deu o seu melhor e certamente poderá evoluir na próxima prova. Os pontos negativos, na derrota, são ressaltados, e superá-los será sua meta.

Muito provavelmente, com a mudança de foco, a pressão e decorrentes tensões sobre a prova serão mitigadas e os medos poderão ser dissipados.

É tudo uma questão de foco e postura mental.

Seria difícil implementar? Aí depende de cada um, mas asseguro que está bem longe de ser impossível.

Ao menos vale a pena tentar!