Não caiam no erro da "disciplina mais fácil" ao escolher a 2ª fase da OAB

Quarta, 5 de outubro de 2016

Uma candidata me procurou dizendo que iria fazer o Exame de Ordem pela 1ª vez e estava perdida em relação à escolha da 2ª fase. Ela queria saber qual era a disciplina "mais fácil" para poder então fazer sua escolha.

Muitos professores de cursos puxam a brasa para o lado da própria sardinha, na esperança de terem uma segunda fase mais graúda, e, claro, propagam as virtudes e vantagens de suas respectivas disciplinas.

Perfeito! Cada um faz a sua parte neste momento, mas o que pode parecer fácil para uns não necessariamente é fácil para outros.

Reparem só as seguintes assertivas e, logo em seguida, minhas ponderações:

1 - Disciplina "X" tem um bom percentual de aprovação na 2ª fase!

De fato existe uma estatística oficial da FGV com os percentuais gerais de aprovação por disciplina. Confiram:

Primeiro temos de considerar que esses dados não contemplam as provas do Após o XVII Exame em diante, mas, ainda assim, é a estatística mais atualizada. Depois, Direito do Trabalho ou mesmo Direito Penal têm muitos mais inscritos que as demais disciplinas, o que distorce as estatísticas, afinal, quando mais candidatos pior na média o desempenho.

Os percentuais, portanto, não podem ser vistos de forma isolada ao se fazer uma escolha. existem variáveis que modificam a interpretação dos dados. Ignorar isto pode ser prejudicial na hora da verdade.

2 - A disciplina "X" tem um menor conteúdo a ser estudado

Olha....quando um candidato passa para a 2ª fase ele tem, em regra, um mês e meio ou dois entre sua aprovação e a prova subjetiva. Por menor que seja uma disciplina, comparada com as demais, a carga de estudo certamente será grande. Dá para estudar bem para uma segunda fase, mas achar que é possível esgotar TUDO de Penal, Trabalho, Tributário, Empresarial, Civil, Administrativo e Constitucional, ainda que em um estudo específico para o Exame da OAB, é meio otimista demais.

E vocês não vão estudar só a letra da lei, é claro! Precisarão estudar a doutrina e a jurisprudência TAMBÉM! O universo de abordagem em cada disciplina é bem abrangente, maduro, em termos de ramo do conhecimento para todas, e bem estruturado.

Não existe isto de "menor conteúdo!" Todas têm muito o que ser visto e estudado!

3 - Disciplina "X" dá menos problemas que as demais

TODAS as disciplinas de 2ª fase, em diferentes momentos, já renderam dores de cabeça aos candidatos. Todas, sem nenhuma exceção!

A verdade é que nunca sabemos onde o próximo problema irá acontecer.

Nóssabemos, até por acompanhar bem de perto a prova, que o nível geral das provas suniu muito a partir do X Exame de Ordem. Antes disto a qualidade das provas de 2ª fase não sempre deixou a desejar. A partir do X, quando tivemos o pior exame de todos os tempos, tivemos uma "mudança de rumo" na elaboração das provas, e a qualidade das peças cresceu.

Sim! De vez em quando surge um problema ou outro, mas dá para dizer que eles, os problemas, tornaram-se exceções.

Nas últimas edições, por exemplo, tivemos um problemas em Civil e Empresarial (Cobrança do CPC antigo), Penal (peça inédita) e Tributário (peça inédita), mas as demais disciplinas foram bem tranquilas em termos de qualidade das provas. Não falo da dificuldade, mas sim da coerência e redação dos enunciados.

Os problemas podem surgir em todas as disciplinas, mas é bem provável que tenhamos provas justas e bem feitas na próxima edição.

Muito bem!

No mais, recomendo muito a leitura do post abaixo. Nele vocês verão como fazer uma escolha racional, sem deixar que a dúvida, opiniões ou paixões estragem a reflexão.

Estatísticas, análises e fatos sobre a escolha da disciplina da 2ª fase da OAB

Vocês têm até o dia 15 deste mês para refletir com calma. Não é preciso se apressar e nem ficar ansioso com isto.