Na próxima sexta a OAB divulgará a lista de anuladas da 1ª fase: temos mesmo chances de anulação?

Segunda, 13 de abril de 2015

E na próxima sexta-feira será decidido o futuro de milhares de examinandos neste XVI Exame de Ordem! A OAB vai divulgar seu tradicional comunicado anulando ou não questões da 1ª fase.

E esperar por essas anulações chega a doer no juízo...

Head clamp

Dói em especial por não termos nenhum parâmetro sobre os critérios de anulação. A OAB historicamente sempre anula questões nem tão erradas assim e deixa passar outras absolutamente absurdas, ou, não anula nada e fica por isso mesmo.

Não existe um padrão, não dá para fazer projeções.

E isso, jovens, nos deixa bem angustiados.

Tratei longamente deste tema no post O fator risco: a OAB pode mesmo anular alguma coisa na 1ª fase do XVI Exame? abordando as variáveis e características do processo de anulação.

Continuo achando que poderemos ter algo entre 2 ou 3 anulações. É o mais razoável considerando todo o contexto. Mas isto, é claro, está longe de ser uma ciência exata!

Como funciona o processo de anulação?

Sabemos que a coordenação do Exame se reúne e delibera sobre um apanhado de razões jurídicas levantadas pela FGV, com a indicação dos argumentos jurídicos que sustentam tecnicamente as questões.

Na prática os recursos para cada questão são iguais, ao menos nas razões jurídicas das fundamentações. É feita uma compilação das razões e elas são apresentadas para a coordenação. Esta delibera então, em um único dia, sobre quais serão anuladas.

Lembrando que a FGV apresenta um relatório DEFENDENDO as questões, o que é algo até natural considerando que foi ela quem as elaborou.

Já tivemos a mudança de gabarito, a da questão do "Carlos, servidor público federal" e isso fez a alegria de alguns candidatos, que ganharam mais um ponto e foram para a 2ª fase. Infelizmente outros, antes aprovados, acabaram perdendo um ponto e perderam o status de aprovados, passando a depender de ao menos uma anulada.

Da próxima sexta até o dia da prova teremos exatos 30 dias. Talvez alguns candidatos não tenham iniciado os estudos, n expectativa de verem a sorte sorrir para eles.

Apenas 30 dias de estudo vai exigir destes candidatos um esforço muito grande para darem conta de estudar tudo e irem para a prova preparados. Mas, com dedicação, isto não é impossível.

Olho portanto na próxima sexta-feira! Vamos torcer para Jesus tocar no coração dos membros da banca e alguma coisa, de boa, acontecer.