Na próxima segunda teremos o edital do XVII Exame! O que esperar da próxima OAB?

Segunda, 25 de maio de 2015

O que esperar da próxima OAB?

O edital do XVII Exame de Ordem será publicado em 1 semaninha, ou seja, exatamente na próxima segunda-feira.

Isso significa que, da publicação do edital até a prova, nós teremos 48 dias de estudo. É pouco!

Claro! Muito provavelmente vocês já estão firmes e fortes nos estudos. Caso não estejam, sugiro o download URGENTE do nosso cronograma de estudos:

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para a 1ª fase do XVII Exame de Ordem

Também chegou a hora de começar a vasculhar o porquinho e catar as moedinhas para poder pagar a inscrição. Sim, sim, sim, a famosa e pesada inscrição no Exame de Ordem!

O que esperar da próxima OAB?

Pobre porquinho...

Melhor ainda: pobres examinandos...

Muito bem! Teremos inovações neste edital?

Sim! Na última prova tivemos um problema com uma candidata que usava uma "hijab", uma espécie de lenço com significado religioso utilizado por mulheres da crença muçulmana. Os fiscais não queriam autorizá-la a usar este lenço e isso gerou uma bela confusão.

Ao final, o CFOAB decidiu que a partir do próximo Exame este tipo de indumentária poderá ser utilizado, em respeito aos diferentes tipos de religiões e suas liturgias:

OAB vai garantir o uso de vestimentas religiosas durante a aplicação do Exame de Ordem

Tirando isto não temos notícias sobre outras possíveis inovações no Edital.  Em princípio as regras não devem passar por mudanças.

E não, não há nenhuma notícia sobre eventuais inovações nas disciplinas.

E no dia 19 de julho? Como deverá vir a próxima prova objetiva?

Vamos dar um olhada nos números oficiais do Exame de Ordem até o XIII Exame:

O que esperar da próxima OAB?

A taxa de aprovação final média é de 17,5% dentre os candidatos que efetivamente participam das provas, ou seja, descontando os inscritos não faltam aos dias das prova.

Isso significa dizer, MAIS OU MENOS, que a taxa de aprovação na 1ª fase é o dobro da taxa de aprovação final.

Mas escrevi "mais ou menos" porque não estamos falando de uma ciência exata e variações inesperadas têm ocorrido em termos estatísticos.

Na última prova, por exemplo, a aprovação na 1ª fase tivemos 111.816 inscritos, com 26.836 aprovados, o que dá um percentual de aprovação de 24%, percentual muito baixo considerando que ainda tínhamos pela frente a prova da 2ª fase. Ou seja, a média de aprovação no atual Exame, o XVI, ficará bem abaixo da média geral de 17,5%.

Talvez, em função da dificílima 1ª fase, a próxima não seja igual.

Mais!

Como o número de candidatos da repescagem vai sofrer uma significativa redução, talvez a próxima 1ªfase não seja assim tão severa.

Essa constatação eu tirei da análise do número de candidatos oriundos da repescagem, que rendeu dois posts bem reveladores:

A única lição a ser retirada do dia de hoje: o Exame da OAB é efetivamente regido pelos números!

Sua reprovação na prova do domingo não é resultado do acaso: ela foi friamente planejada!

Vejam os dados que levantei com exclusividade aqui para o Blog sobre o número de candidatos na repescagem vindos das últimas edições:

XIII Exame (foi a primeira prova da 2ª fase com candidatos de repescagem, oriundos do XII Exame):

Aprovados na 1ª fase: 30.150

Candidatos da repescagem: 7.864

Total na 2ª fase: 44.835

XIV Exame

Aprovados na 1ª fase: 38.014

Candidatos da repescagem: 17.185

Total na 2ª fase: 55.199

XV Exame

Aprovados na 1ª fase: 53.330

Candidatos da repescagem: 17.024

Total na 2ª fase: 70.354 (recorde de candidatos em 1 segunda fase)

XVI Exame:

Candidatos que já estão na repescagem: 29.783

A média de aprovação de quem vem da repescagem é de 50% - Candidatos da repescagem tem um desempenho MELHOR em comparação com os aprovados na 1ª fase! Por quê? - então podemos mais ou menos imaginar o número de candidatos da repescagem na próxima prova: 14.800.

Se o Exame é regido por números e se o número de candidatos da repescagem cairá pela metade, a próxima 1ª fase não precisa ser assim tão feroz como foi na 1ª fase do XVI.

É um alento e um sopro de esperança para todos nós. É uma expectativa razoável apesar de não podermos cravar certezas sob este aspecto.

No XIV Exame os professores do Portal acharam a prova difícil; no XV nós achamos que ela foi mais justa, no XVI uma pancada e no XVII, pelo contexto, poderá ser mais equilibrada.

De toda forma, ainda temos um tempinho razoável até o dia da prova e é perfeitamente possível suprir lacunas e reforçar pontos relevante do conteúdo programático para a prova ser daquele jeito que é quando o candidato está muito preparado: boa!

Então, na próxima segunda, começará mais um Exame de Ordem!

Vamos juntos!