Mulheres advogadas conquistam o direito à flexão de gênero na carteira da OAB-CE

Quinta, 24 de agosto de 2017

Mulheres advogadas conquistam o direito à flexão de gênero na carteira da OAB-CE

Uma grande conquista para as mulheres advogadas. As profissionais, agora, possuem na carteira da OAB Ceará a inserção correta de gênero, uma luta antiga praticada pela atual gestão. Antes, no documento continha ?carteira de advogado?. Com a mudança, consta ?carteira de advogada?.

A medida é aplaudida pela vice-presidente, Roberta Vasques, pois ?no quadro da OAB Ceará, as mulheres constituem quase 50% de advogadas inscritas, sendo inadmissível não ter o direito de identificação na entrada da entidade?, disse.

Além disso, segundo ela, ?a OAB-CE defende uma pauta afirmativa e tem como bandeira a igualdade de gênero. Considero uma grande conquista para as mulheres advogadas cearenses que agora possuem na carteira de identificação da OAB a correta e obrigatória flexão de gênero: advogada?.

No Ceará, durante a Conferência Estadual da Mulher Advogada, foi elaborada uma carta de sugestão onde requeria a correta utilização da flexão de gênero e também a mudança do nome da instituição para Ordem da Advocacia Brasileira, englobando assim todos os gêneros. A medida quanto ao nome da instituição ainda consta em análise.

Quem tem medo das mulheres no Direito?

Para o presidente Marcelo Mota, a luta pela igualdade da mulher em todas as instâncias, não pode ser minimizada. ?Ter o nome ?advogada? na carteira da OAB é um pleito antigo e que finalmente foi concretizado. Uma forma de respeito à figura feminina, cujo papel é fundamental para a sociedade em todas as profissões, ? disse.

?Essa é mais uma conquista das mulheres na Ordem. Um pleito antigo que ratifica a relevância que a OAB Ceará entende que a mulher deve ter no atual cenário, onde, infelizmente, em alguns casos mesmo desempenhando a mesma função que o homem, recebe vencimentos inferiores. Não é uma questão puramente gramatical, mas de inclusão. A nossa luta não pode parar?, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manuela Praxedes.

Nome Social

Recentemente, o Conselho Federal da OAB, aprovou uma medida que possibilita advogados e advogadas travestis e transexuais usar o nome social no registro da Ordem.

OAB aprova uso de nome social por advogados travestis e transexuais

A proposta aprovada permite ainda a inclusão do nome social nas carteiras de identidade profissional. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, saudou a aprovação exatamente no Dia Internacional contra a Homofobia. Segundo ele, foi intencional trazer esse debate histórico justamente nesta data.

Fonte: OAB/CE