Sexta, 27 de maio de 2016
Hoje é sexta-feira, a véspera da véspera.
Hoje, da mesma forma como vem acontecendo nas últimas 2 semanas, tenho recebido um sem-fim de mensagens com o mesmo conteúdo: uma dica sobre oq ue vai cair na prova.
"Qual será a peça eleita?"
Vou dar uma de guru aqui e dizer para vocês!
Preparem-se: "As peças que irão cair serão exatamente aquelas que vocês irão acertar!"
Maktub! O destino está selado!
Simples assim!
O grande problema de todo e qualquer candidato preocupado com a peça certa não está em uma antevisão do futuro, mas sim porque ele não está concentrado.
Quem procura saber por outras fontes qual será a peça simplesmente NÃO ESTÁ CONCENTRADO na prova.
E isso é bem ruim...
O candidato que busca saber qual será a peça está olhando para fora, buscando em outro lugar qualquer forma de confirmação, quando na realidade ele deveria estar olhando para dentro, para dentro de si mesmo, buscando mais do que uma confirmação: uma certeza!
A certeza de que está pronto e que na hora vai dar conta do que vier.
E, na prática, é exatamente isto o que acontece. O candidato vai estar sozinho, só com seu vade, sem ninguém para dar dicas quentes ou conselhos. Ali, na hora da verdade, serão vocês com a prova, e rigorosamente nada mais.
A confiança é algo que nasce, essencialmente, de dentro, e ela precisa ser cultivada. Buscar uma dica "quente" é tão somente a verbalização do medo e da desconfiança, uma manifestação da ansiedade e do desconforto.
Parem com isso!
Creiam no que vocês certamente podem fazer!
Quando o momento chegar e a prova estiver nas mãos de vocês, o temor transformar-se-á em certeza, pois em regra não é difícil identificar a peça.
Sim! Vez ou outra temos problemas, mas eles são sempre a exceção e não a regra.
E, mais do que isso, quem tem paciência para seguir a lógica do enunciado e o fluxo de atos narrados na peça sempre encontra o momento processual a ser atacado e consegue apresentar a solução exata para o problema proposto. É muito mais uma questão de ser paciente e calmo.
E quem está olhando para fora não está cultivando a calma e a paciência.
Olhem para dentro, olhem para o que vocês seguramente sabem e deixem a prova vir do jeito que ela virá. Nada vai impedi-los de acertarem a peça.
Exceto, claro, vocês mesmos!
Confiem e deixem o futuro vir: ele pertence a vocês!