Ministro Marco Aurélio dá fortes pistas sobre como vai votar em relação ao Exame de Ordem

Terça, 18 de outubro de 2011

O portal Último Segundo publicou hoje uma entrevista com o ministro Marco Aurélio, do STF, sob o título "Eu merecia ganhar mais".

A matéria aborda uma série de assuntos recentes e relevantes do universo jurídico nacional, incluindo aí o Exame de Ordem.

Degravei na íntegra a sua fala. Confiram:

""Eu sou favorável, de ínício, à atuação do mercado, à purificação mediante o mercado. E até digo aos alunos, em sala de aula, que quando a faculdade é benévola, o mercado é impiedoso. Agora, relativamente ao exercício profissional, o preceito que prevê essa liberdade quanto ao exercício profissional remete à lei. E o Estatuto da Ordem prevê o exame. Eu estou liberando o processo para nós definirmos essa questão: se é possível ou não, para o exercício da advocacia (não se trata aí do grau de bacharel, por que o grau de bacharel se consegue quando se termina o curso na faculdade), exigir o Exame de Ordem. Que prevaleça o melhor para a sociedade brasileira e, acima de tudo, que prevaleçam os ditames da Constituição Federal.""

Confiram vocês mesmos a entrevista clicando AQUI.

Dá para tirar mais de uma interpretação desta fala, afinal, ele tomou o cuidado em não ser categórico. Mas é difícil, após ouvi-lo, não se fazer uma mínima ilação.

Façam as suas!