publicado em 06/06/2018 às 09h10
"Meu vade está todo colorido: tem problema?"

 

Muitos candidatos, talvez mesmo a grande maioria, pinta e borda em seus vade mecuns, colocando neles toda a sorte de remissões com a caneta e, claro, pintando-os de todas as cores possíveis das canetas marca-texto.

Muitos acabam ficando com uma dúvida: será que exageraram? Será que a banca pode achar que se trata de estruturação de peças?

Vamos deixar claro: a estruturação da peça prática é algo que tem de ser explícito, deliberado e direcionado para um objetivo: permitir que o candidato saiba fazer uma peça através de um ROTEIRO pré-estruturado.

Uma peça pode ser construída de forma oculta (daí a proibição de símbolos, pois candidatos estavam criando uma codificação pessoal para montar estruturas) ou de forma explícita.

O maior medo dos candidatos está em achar que as remissões e marcações nos vades podem ser CONFUNDIDAS com estruturação de peças.

Mas partam sempre da seguinte premissa: para existir estruturação de peças, é preciso ter MÁ-FÉ!

Sem má-fé não há estruturação de peças.

Os professores de quaisquer cursinhos não iriam se queimar estruturando peças. Isso não ocorre.

O roteiro das peças precisa ser construído, e isso demanda conhecimento quanto a peça. Os fiscais, em regra, sabem identificar uma estruturação real de peça.

Existem histórias de vades confiscados, mas são muito raras. E aqui temos de considerar dezenas de milhares de vades analisados por prova. Sempre tem uns artistas que tentam fraudar o Exame. Uns conseguem, outros não. Mas estes sempre são a minoria.

Vejam abaixo algumas imagens que recebi ontem de candidatos com receio de terem seus vades confiscados.

TODAS as imagens abaixo estão em conformidade com o edital, em que pese a dúvida e o receio dos candidatos:

As marcações e remissões desses vades não apresentam problemas. S

Tenham em mente que o problema NÃO ESTÁ na quantidade de remissões ou de marcações com canetas marca-texto. O problema gira tão somente em torno da estruturação de peças.

Nas imagens acima não vi nenhum tipo de estruturação, seja por códigos, remissões ou anotações.

É simples assim!