Segunda, 1 de fevereiro de 2016
A OAB reproduziu em seu site uma nota, publicada na última sexta-feira, do colunista Lauro jardim, do OGlobo, sobre o polêmico curso de "técnico jurídico":
Aloizio Mercadante comunicou ontem ao presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, que o MEC não vai mais oferecer o curso de técnico jurídico no âmbito do Pronatec. Era um pedido antigo da OAB, por avaliar que o curso, além de invadir competências do bacharel em direito, tentava criar uma capacitação técnica que não teria função sem passar em concurso público.
Fonte: OAB
Técnico Jurídico simplesmente não existe como ofício. Trata-se de uma invenção visando qualificar profissionais que não teriam entrada no mercado, exceto se atuassem como paralegiais. O problema é que já existem tantos bacharéis e advogados sobrando - e recebendo muito mal - que este tipo de profissional não teria nenhuma entrada no mercado.
Vejam só o anúncio no site do Pronatec, que ainda está no ar:
Fonte: Pronatec
Mas o simples fato do MEC fazer isso não impede que outros o façam, pois não é só o Pronatec que oferece este tipo de curso. basta digitar "Técnico Jurídico" no google e vários e vários cursos surgem:
Todos eles, ao meu ver, deveriam ser encerrados, e é papel da OAB lutar por isto.