Segunda, 23 de abril de 2018
Não é possível! O MEC deve estar querendo bater algum recorde mundial de abertura de faculdades de Direito! Só isso para justificar a sanha em autorizar sem parar a abertura de mais faculdades, como se já não tivéssemos mais do que o próprio mercado consegue suportar.
Aliás, já passamos, e há muito, do ponto de saturação.
Ainda na última sexta-feira publiquei um post falando da abertura de 11 mil vagas de 1º de janeiro até a própria sexta, dia 20/04.
MEC autorizou quase 11 mil novas vagas em cursos de Direito apenas em 2018
E agora, hoje, autoriza a abertura de mais 13 faculdades de Direito.
Com que objetivo? Seguindo que critérios técnicos? Sob que justificativas? Cadê o Ministério Público não vê essa anomalia?
Tem gente que acha que quanto mais faculdades melhor, mais mercado e tal, mas isso já está sendo péssimo para a advocacia como um todo. E se tornará muito ruim também para o poder Judiciário como também é ruim para centenas de milhares de formados que não conseguem colocação no mercado profissional.
Fonte: Diário Oficial da UniãoO Brasil já passou do ponto de saturação no mercado jurídico há tempos, e o MEC ignora isso olimpicamente.
A atual política pública é um desastre. O pior é que estamos em ano eleitoral. Esperem por mais faculdades ainda!
Até onde sei, tem mais 150 na fila para serem autorizadas, e eu tenho certeza que antes de outubro elas serão. Fiquem de olho.