Segunda, 14 de maio de 2018
É inacreditável o que o MEC tem feito com a educação jurídica no Brasil! Hoje, no Diário Oficial da União, o Ministério autorizou a abertura de mais 34 faculdades de Direito, em um total de mais 5.020 vagas para estudantes de Direito no Brasil!
Nenhum mercado aguenta tamanha saturação!
E, é claro, não existe nenhuma lógica que sustente tamanha expansão. Nenhum fundamento técnico racional justifica o que o MEC está fazendo: trata-se de um puro balcão de negócio mesmo! Autorizações a rodo de vagas e faculdades em ano eleitoral.
Com a abertura hoje dessas faculdades, o Brasil, de 1º de janeiro de 2018 até hoje, 14 de maio, autorizou a abertura de mais 19.265 vagas em cursos de Direito, seja pela abertura de novas instituições, seja pela autorização de mais vagas em instituições que já estão em funcionamento.
O MEC não para! Mais 2059 vagas em cursos de Direito autorizadas! OAB bate pesado no MEC: ?Contribui com a continuidade do estelionato educacional no Brasil? MEC autorizou hoje a abertura de mais 13 faculdades de Direito! MEC autorizou quase 11 mil novas vagas em cursos de Direito apenas em 2018
Com essa autorização o Brasil chega a surreal marca de 1.346 faculdades de Direito, um recorde histórico.
No último censo da educação superior o curso de Direito tinha 255.128 vagas de Direito. Somando com as 19.265 autorizadas só em 2018, o total pula para 274.393.
Só que tem um problema! Não está entrando neste cálculo as vagas autorizadas em 2017, pois o censo não pegou esses dados. Ou seja, é bem factível achar que já passamos da marca de 300 mil vagas em cursos de Direito no Brasil, em um universo de um total de 860 mil matriculados do 1º até o 5º ano da faculdade. Considerando que em medicina nós temos tão somente 31 mil vagas (atualmente congeladas), a situação da educação jurídica é verdadeiramente calamitosa!
A nível de competição entre as faculdades apenas sobe, em o mercado se coloca em um estado de competição predatória, com mensalidades cada vez mais baixas e sem nenhum critério admissional, exceto o da capacidade de pagamento.
A advocacia tende a ficar cada vez mais saturada, o Exame de Ordem cada vez mais difícil, como único instrumento de proteção ao mercado, e os concursos ficam ainda mais disputados.
O MEC não tem nenhuma preocupação com o mercado, ou seja, não existe nenhuma política educacional voltada para atender exatamente às necessidades do país.
Onde está o Ministério Público que não faz nada para ao menos tentar conter essa política sem pé e nem cabeça?
E não tenham dúvidas: daqui até outubro desde ano o MEC vai autorizar muito mais vagas. Mas muito mais mesmo!
As porteiras estão abertas!
Confiram o D.O.U. clicando no link abaixo: Diário Oficial da União de 14/05/2018