Mais de 117 mil farão prova do VIII Exame de Ordem no domingo

Quinta, 6 de setembro de 2012

No total, 117.852 candidatos inscritos no VIII Exame de Ordem Unificado farão a prova objetiva (primeira fase) neste domingo (09) em todo o país. A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva será feita neste site, na noite do próprio domingo. Já o resultado preliminar será divulgado no dia 19 de setembro deste ano.

É imprescindível a leitura atenta do edital, que informa os documentos necessários para a realização do exame e o que o candidato pode ou não levar para o local da prova. O cartão de informação dos examinandos, no qual se pode consultar individualmente o local de prova, já foi divulgado neste site, nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e no portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aplica o Exame.

A prova objetiva será composta de 80 questões e deve ser feita pelo candidato no prazo de cinco horas. Para ser aprovado, o bacharel deve acertar pelo menos 40 questões, ou seja, 50% da prova. As questões desta etapa abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito e, no mínimo, 15% de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos. A etapa subjetiva ou prova prático-profissional está marcada para 21 de outubro deste ano.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Fonte: OAB