Lista preliminar de aprovados na 1ª fase será publicada hoje! Quais as perspectivas de anulações por parte da OAB?

Segunda, 30 de março de 2015

foto (3)

Hoje a OAB publicará a lista preliminar de aprovados na 1ª fase do XVI Exame de Ordem. Na prova passada a Ordem divulgou a lista logo cedo, mas o fez porque o prazo recursal iniciava ao meio-dia. Como nesta edição o prazo recursal só terá início amanhã, o horário pode ser outro.

Logo, a divulgação será feita em "horário incerto e não sabido". O jeito é aguardar.

Para muitos a certeza da aprovação só é materializada com a publicação desta lista. Talvez seja um exagero, mas como dizem por aí, "seguro morreu de velho" e "prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém."

Excesso de zelo ou não, com o nome na lista o candidato tem a certeza de que está na 2ª e, de lambuja, garante a presença na próxima repescagem. Não que alguém queira ir para a repescagem, mas já é algum conforto.

E amanhã a FGV abrirá o prazo recursal para quem não conseguiu colocar seu nome na lista.

E aí vem aquela perguntinha básica quando falamos em prazo recursal: teremos anuladas?

Pois é...

Não sabemos como foi o estrago produzido nesta primeira fase, mas ninguém questiona que foi uma das piores, ou mesmo a pior 1ª fase de todos os tempos.

Só saberemos quando tivermos acesso aos percentuais desta 1ª fase. Ao menos as estatísticas não deixam margem para dúvidas.

Estatisticamente falando a pior 1ª fase foi a IX Exame, quando antes das anuladas o percentual de reprovação ficou acima dos 90%. Pois é, menos de 10% dos candidatos foram para a 2ª fase antes das anuladas.

Alias, naquela oportunidade a OAB sequer publicou a lista preliminar de aprovados, ciente do tamanho da catástrofe.

Poderíamos dizer, portanto, que o "constrangimento pela catástrofe" tem o condão de "iluminar" os corações dos responsáveis pelas anulações. Pois, do contrário, todo mundo vai cair de pau em cima, afora o péssimo marketing negativo que isso certamente produzirá.

E, ACIMA DE TUDO, desta vez NÃO VAI COLAR a historinha que os candidatos é que estavam despreparados.

Não desta vez!

Não se trata de termos questões verdadeiramente viciadas (sempre temos) mas da desproporção do que foi a prova. Anular duas ou mais questões seria uma espécie, digamos, de espiação pela purgação imposta aos candidatos.

De toda forma, como O se trata de uma ciência exata e tudo, ou nada, pode acontecer.

Vamos ver agora o calendário restante deste Exame:

1

Do fim do prazo recursal, dia 3, até a data do resultado final da 1ª fase teremos 2 semanas.

Quem ainda não iniciou os estudos não pode mais perder tempo! Duas semanas farão uma diferença absurda na preparação.