Lista preliminar de aprovados na 1ª fase do XIII Exame será divulgada amanhã

Quinta, 24 de abril de 2014

Amanhã, até o meio -dia, teremos a divulgação da lista preliminar de aprovados na 1ª fase do XIII Exame, e exatamente ao meio-dia terá início o prazo recursal.

2

E digo meio-dia porque este será o horário de início do prazo recursal:

2.1

E qual a serventia da lista preliminar de aprovados? Ela pode, de algumas formas, nos passar as seguintes informações:

a) quem passou, sem a menor sombra de dúvida.

Muitos candidatos saem antes, sem o caderno de prova, ou mesmo acham que erraram na hora de preencher a folha de resposta. Com a lista não tem erro: tá aprovado ou não.

b) o percentual de aprovação.

Com o percentual podemos fazer uma projeção mais calma das probabilidades de anulações e também dar um chute mais ou menos certeiro no grau de dificuldade da prova subjetiva. De toda forma, creio que a aprovação foi bem razoável, certamente maior comparando com as duas edições anteriores. Acredito, mesmo assim, que a prova subjetiva será minimamente tranquila.

Agora, em relação às anuláveis...eu já não sei. Aqui do Portal fizemos recursos para apenas duas questões:

XIII Exame de Ordem: recurso para a questão do agravo retido ? Processo Civil

XIII Exame de Ordem: recurso para a questão do trespasse ? Empresarial

E por que só duas?

Como já tratei em vários oportunidades, não existe uma correlação entre o número de recursos e o número de anuladas. As anulações seguem uma lógica distinta.

Dentro deste contexto, minha aposta pessoal está em apenas 1 anulação.

Nas últimas 3 provas objetivas da OAB apenas 1 questão foi anulada! O que esperar agora?

Posso me enganar, evidentemente, até porque essa questão da anulação de questões está longe de ser uma ciência exata. Mas para mim o importante, seguindo esse viés nitidamente pessimista, é não vender esperanças ou ilusões. Eu poderia dizer que a probabilidade de anularem 3 questões é altíssima e instigá-los a gastar uma grana com cursos e livros para ao final vocês saírem frustrados e com a conta no vermelho.

Eu não faço isso.

Prefiro ser pé no chão. E até agora não tenho ido mal nas minhas próprias projeções.

E, vamos combinar, essa talvez tenha sido a 1ª fase mais calma de todas já aplicadas até agora pela FGV. Não vi em canto algum nenhuma polêmica ou grande indignações. E, somando a isto o recente histórico de anulações, as perspectivas não são boas:

IV Unificado - 3 questões V Unificado - 1 questão VI Unificado - 2 questões VII Unificado - 4 questões VIII Unificado - Nenhuma anulação IX Unificado - 3 questões X Unificado - Nenhuma anulação XI Unificado - 1 questão XII Unificado - Nenhuma anulação Nas últimas 5 primeiras fases tivemos apenas 4 anuladas. Uma média inferior a 1 anulação por edição. A média desde o Exame IV até o XII é de apenas 1,33 anulações por prova.

Sim! Ao menos duas questões podem ser anuladas, mas entre o que deve ser e o ser há um IMENSO abismo.

As anuladas serão conhecidas no dia 15 de maio.