Julgamento do Exame de Ordem entra na pauta temática do STF

Quinta, 20 de outubro de 2011

Entrou ontem (19) na pauta temática de Direitos Fundamentais do STF (no tema "Liberdades"/, no subtema Livre Exercício de Profissão/Livre Iniciativa") o Recurso Extraordinário 603583, que sustenta a inconstitucionalidade do Exame de Ordem.

No final da minuta foi incluída a seguinte informação: "Processo incluído em pauta de julgamento publicada no DJE em 21/10/2011."

Não se trata da inclusão do processo na pauta de julgamento do Plenário STF, e sim naquilo que é chamado, no jargão interno do STF, de "pautão" ? a relação de processos prontos para serem incluídos na pauta de julgamento das sessões plenárias.

As pautas das plenárias da próxima semana (quarta e quinta-feira), coincidentemente, também serão publicadas amanhã, e, aí sim, o processo pode ser relacionado para julgamento. Ou não.

Logo, só após a publicação de amanhã é que o recurso está apto a ser levado a julgamento pelo Plenário. Fica a critério do ministro Peluso, uma vez que a elaboração das pautas semanais compete à Presidência.

Pode ser liberado rapidamente ou pode demorar anos.

Confiram a pauta temática: