Juíza ameaça prender réu se ele não contratar um advogado

Sexta, 17 de março de 2017

Juíza ameaça prender réu se ele não contratar um advogado

Os criminalistas piram com essas coisas! Uma juíza de Formosa (GO) não quis nomear um defensor para um acusado, e publicou um despacho obrigando-o a contratar um advogado sob pena de ser preso.

Ao justificar sua negativa, a juíza afirma que não é correto deixar com o Poder Judiciário o dever de constituir uma defesa para o acusado. Além disso, ela afirma que os "advogados da Comarca já estão cheios de serviço e sobrecarregados com tantas nomeações".

Segundo o Conjur, o presidente da Comissão de Direito Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás, Roberto Serra da Silva Maia, classificou a decisão como esdrúxula e afirmou ser passível de Habeas Corpus preventivo, uma vez que há o risco de prisão.

"Sinceramente é a primeira vez que me defronto com uma decisão tão esdrúxula. O Processo Penal não pode e não deve se ver a mercê desse tipo de discricionariedade do magistrado, sobretudo quando o assunto é o exercício da defesa. A defesa no processo penal é bifronte composta necessariamente pela defesa técnica e pela defesa pessoal, e o acusado não pode ser prejudicado da forma como decidiu a magistrada"

Questionada pelo Conjur, a juíza explicou que em sua comarca 90%  dos réus pedem a nomeação de um advogado, sem comprovar a necessidade, considerando ainda que na comarca não existe Defensoria Pública.

Com informações do Conjur.