Josiane Minardi fala sobre a preparação para a 2ª fase do XII Exame de Ordem

Quarta, 18 de dezembro de 2013

Ensaio_Professor-Josiane_Minardi

Vamos agora conversar com a professora Josiane Minardi e suas perspectivas sobre a 2ª fase do VII Exame de Ordem.

Grupo de Estudos no Facebook - 2ª fase de Direito Tributário

Perfil da Professora Josiane no Facebook

Blog: Entramos agora na era da repescagem, a mais importante mudança na estrutura do Exame de Ordem desde sua instituição. Como você vê a influência dela na cabeça daqueles que foram aprovados.

Prof: Há muito tempo que se esperava a repescagem, pois o bacharel em direito para poder advogar deve primeiro passar na primeira fase em que deve acertar cinquenta por cento no mínimo da prova com várias matérias de direito, muitas que nem mesmo tem afinidade e tão somente depois realizar a prova de segunda fase, na qual tem-se a concentração na matéria de maior interesse, seja por ter o candidato maior afinidade, maior interesse em aprendizado ou ainda por pretender atuar no ramo. O fato do candidato não mais precisar realizar a prova de primeira fase, com certeza contribuirá até mesmo para sua a formação profissional, pois terá mais tempo para se dedicar a sua matéria de preferência na segunda fase.

Aula inaugural (grátis) de Direito Tributário para a 2ª fase do XII Exame de Ordem Unificado:

Cadastro 

Aulas grátis

Blog: Muitos candidatos, para não dizer quase todos, ficaram felizes com a repescagem. Você acha que isso pode gerar uma descontração ou relaxamento dos candidatos na próxima prova?

Prof: De forma alguma, acredito que agora sim o candidato estará mais concentrado, pois poderá se dedicar cem por cento para área de seu interesse, o que sem duvida alguma contribuirá para seu aperfeiçoamento.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Tributário do XII Exame de Ordem

Blog: O atual edital trouxe uma significativa mudança nas regras de identificação das peças práticas, limitando e muito eventuais margens de erro, tal como podemos ver abaixo. Como você vai preparar seus alunos diante dessa nova perspectiva?

122

Prof: Nossa preparação para a segunda fase é intensa e na parte prática principalmente, faço questão de ensinar passo a passo como fazer cada peça, de modo a preencher todos os quesitos que provavelmente serão cobrados no espelho, ressaltando sempre a fundamentação legal de cada peça. Após cada peça ensinada, trabalhamos com um exemplo prático na própria aula e disponibilizo exercícios que já foram objeto de prova e abordam a matéria. Essa metodologia acaba trazendo muita tranquilidade aos alunos, principalmente com relação à identificação da peça na hora da prova.

Blog: Diante das mudanças acima, como você espera que seja a prova em sua disciplina? Mais fácil, mas complicada ou com um nível semelhante ao da prova anterior?

Prof: não acredito que influenciará no nível de dificuldade as mudanças ocorridas no edital. As provas em direito tributário em geral, são tranquilas, com ementas bem sintéticas, de fácil interpretação e identificação para a sua solução.

Blog: Como você prepara seus alunos considerando a abordagem do conhecimento jurisprudencial, inovação trazida no edital do XI Exame de Ordem? Qual o feedback desta inovação?

Prof: Em direito tributário a maioria das questões eram retiradas de decisões recentes dos Tribunais Superiores e por essa razão em nosso curso sempre tivemos aulas especificas sobre os julgados mais recentes e sobre as súmulas de direito tributário, por isso não há nenhuma surpresa e nem dificuldade.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: O maior desafio que vejo na maioria dos meus alunos é a falta da prática para a formatação da peça processual. Muitos tem muito conteúdo material, mas tem dificuldade na localização dos artigos e na redação lógica da peça processual. Por isso que para a 2ª fase do Exame de Ordem é fundamental que o candidato pratique muito resoluções de questões e peças, com muita consulta à legislação. Só assim ele poderá conciliar o conhecimento que detém na matéria de direito tributário com a prática (simulada em consultas - respostas às questões - e ações judiciais - identificação e redação da medida processual -

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições. A nova regra do edital tem como ser superada com as aulas do seu curso?

Prof: As provas de uma maneira geral são tranquilas com fácil identificação de peça. Durante o curso treinamos muito, são vários exercícios com proposta de peças, baterias de peças de modo que todos se sentem realmente preparados e tranquilos na hora da prova.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova? 

Prof: Nossa preparação para a segunda fase é intensa e na parte prática principalmente, faço questão de ensinar passo a passo como fazer cada peça, de modo a preencher todos os quesitos que provavelmente serão cobrados no espelho. Após cada peça ensinada, trabalhamos com um exemplo prático na própria aula e disponibilizo exercícios que já foram objeto de prova e abordam a matéria. Um dos diferenciais do curso, é que a cada matéria lecionada, indico as remissões necessárias nos código que facilitará o rápido encontro dos artigos de lei e das súmulas para a resolução da prova.

Blog: O sistema do ?Fale Conosco? funciona bem? Os alunos conseguem ter todas as suas dúvidas sanadas?

Prof: Com certeza absoluta, por meio do sua mensagem, temos um contato direto com os alunos! momento que nos dedicamos integralmente para sanar todas as dúvidas. Respondo pessoalmente a cada duvida e verifico que além de sanar a duvida do aluno que fez o questionamento, o sua mensagem acaba sendo um ótimo instrumento de estudo para todos, pois as dúvidas de um candidato pode ser a duvida de muitos outros.

Blog: E a correção dos simulados? Ela, junto com o fale conosco, consegue mostrar o caminho correto na elaboração das peças para seus alunos?

Prof: A correção do simulado é exatamente com na correção da banca da FGV, como temos acesso a muitas correções de provas de ex-alunos, fica muito fácil identificar o critério adotado pela banca e durante as correções dos simulados demonstramos isso para os alunos, mencionando o que desconta nota e principalmente o que fará a diferença para alcançar a pontuação integral na prova. Essa correção faz toda a diferença e qualquer duvida que possa restar é sanada pelo sua mensagem.

Blog: E agora deixe aqui suas dicas finais para os examinandos e seus alunos.

Prof: Assista todas as aulas, treine muito a resolução dos exercícios propostos e tire suas dúvidas com o seu professor. A cada simulado, cronometre o tempo e utilize somente o material permitido pelo Edital. Após acompanhe a correção e, se for necessário, refaça a prova para corrigir os erros. Um curso preparatório é muito importante, que auxiliará na preparação para a aprovação do Exame de Ordem.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Tributário do XII Exame de Ordem