Janot abre guerra contra Gilmar Mendes

Quarta, 22 de março de 2017

Janot abre guerra contra Gilmar Mendes

Brasília está em pé de guerra! Ontem o ministro Gilmar Mendes, do STF, criticou duramente os vazamentos de informações da operação Carne Fraca e também o teor das delações de empreiteiros da Odebrecht na operação Lava Jato.

Ele culpou diretamente a PGR pelo vazamento das informações, ressaltando ainda que os vazamentos representariam a prática de crime.

Hoje, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, detonou o ministro do STF durante um evento na Escola Superior do Ministério Público da União. O Twitter oficial da PGR reproduziu alguns trechos de sua fala:

3 2 1

Para quem não sabe, o Ministro Gilmar Mendes chegou a até mesmo a oferecer um jantar a Michel Temer, em janeiro deste ano, além de se encontrar com certa frequência com parlamentares investigados pela Lava Jato.

Jantar de Gilmar Mendes com Temer provoca debate ético

Janot também disse as seguintes frases durante o Evento:

?Ainda assim, meus amigos, em projeção mental, alguns tentam nivelar a todos à sua decrepitude moral, e para isso acusam-nos de condutas que lhes são próprias, socorrendo-se não raras vezes da aparente intangibilidade proporcionada pela posição que ocupam no Estado?.

?Não vi uma só palavra de quem teve uma disenteria verbal a se pronunciar sobre essa imputação ao Palácio do Planalto, ao Congresso e ao STF. Só posso atribuir tal ideia a mentes ociosas e dadas a devaneios, mas infelizmente com meios de distorcer fatos e desvirtuar instrumentos legítimos de comunicação institucional?.

Ele também disse que é preciso reconhecer que sempre houve homens dispostos a ?sacrificar seus compromissos éticos no altar da vaidade desmedida e da ambição sem freios?.

Esses, continuou Janot, ?não hesitam em violar o dever de imparcialidade ou em macular o decoro do cargo que exercem; na sofreguidão por reconhecimento e afago dos poderosos de plantão, perdem o referencial de decência e de retidão?.

Aguardemos os próximos capítulos deste embate, que mostra bem o quão pouco republicano anda o Brasil de hoje.