Jair Bolsonaro reage a tentativa da OAB/RJ de cassar seu mandato

Sexta, 29 de abril de 2016

O deputado Federal Jair Bolsonaro utilizou ontem a tribuna da Câmara dos Deputados para se defender do requerimento feito pela OAB/RJ na Câmara dos Deputados e do ofício protocolado na Procuradoria-Geral da República, em que foi denunciado por quebra de decoro parlamentar e apologia à tortura pela homenagem ao coronel Brilhante Ustra, o primeiro militar reconhecido pela Justiça brasileira como torturador, feita no voto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, no dia 17.

Confiram primeiro o polêmico voto de Bolsonaro, pivô de toda a celeuma, durante a votação do impeachment:

Noticiamos aqui, em duas oportunidades, o posicionamento da OAB/RJ quanto ao discurso de Bolsonaro, e a indignação do presidente da seccional carioca, Dr. Felipe Santa Cruz:

OAB/RJ vai ao STF para cassar o mandato de Jair Bolsonaro

OAB/RJ cumpre sua promessa e protocola denúncias contra Jair Bolsonaro na Câmara e na PGR

A psocição da OAB/RJ foi inclusive respaldada pelo Colégio de Presidentes da OAB:

O Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil vem repudiar a manifestação do Deputado Jair Bolsonaro por ocasião da votação da admissibilidade do impeachment da Presidente Dilma Roussef.

É inconcebível que a imunidade parlamentar, que sempre defendemos, sirva de escudo para a apologia e homenagem a um notório torturador como o foi Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Homenagear um torturador é vilipendiar a democracia. Homenagear um torturador é negar valor aos fundamentos mais elementares da humanidade e uma agressão à Câmara dos Deputados e aos brasileiros.

Solidário a todos os familiares de mortos e desaparecidos, solidário aos que sofreram nos cárceres a ignominia da tortura, o Colégio de Presidentes enfatiza que pronunciamentos como os do Deputado Jair Bolsonaro são intoleráveis na vida democrática, devendo ser repelidos e denunciados sempre que se manifestem e onde se manifestem.

Por derradeiro, manifestam os Presidentes de Seccionais da OAB sua absoluta solidariedade ao bravo Presidente Felipe Santa Cruz, da Seccional do Rio de Janeiro, subscrevendo todas as manifestações que fez diante do absurdo perpetrado pelo Deputado Jair Bolsonaro e repelindo todas as agressões lançadas contra o Presidente da OAB-RJ.

Colégio de Presidentes de Seccionais

Fonte: CFOAB

Agora, por amor ao contraditório, nada mais justo agora do que mostrar a manifestação do próprio Bolsonaro quanto a tentativa da OAB de lhe cassar o mandato.