Inspiração: senhor de 82 anos é aprovado no XIV Exame de Ordem!

Segunda, 26 de janeiro de 2015

Vejam só a história de Antônio Simão de Castro, de 82 anos, aprovado no XIV Exame de Ordem. Com essa idade e firme e forte na luta pelos seus sonhos. Não só é algo fantástico como também, sem dúvida, um belo exemplo para inspirar todos que desejam ser aprovados como, em especial, um exemplo de que os sonhos são acessíveis para quem mete a mão na massa. Detalhe: ele se formou em 2010 e fez 6 cursos preparatórios até conseguir ser aprovado. Persistência é isso daí! Confiram a matéria: 7

Aos 82 anos, o bacharel em Direito  (foto) é a pessoa mais velha aprovada no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Piracicaba.

Foram mais de quatro anos de estudo e cursos preparatórios desde que se formou na faculdade de Direito em 2010.

Segundo a presidência da 8ª Subseção, o fato é inédito e serve como exemplo para as novas gerações.

A história de desafios e superações do aposentado começou ainda na sua infância.

Filho de lavradores analfabetos, Castro nasceu em Pato de Minas (MG) no dia 25 de agosto de 1932.

Foi calçar o primeiro sapato aos 14 anos, quando arrumou um emprego de garçom em um bar na cidade natal, onde trabalhou por quatro anos, período em que também cursou o ensino primário.

Aos 18 anos, Castro mudou para São Paulo onde arrumou um emprego de cobrador de ônibus.

Trabalhando 10 horas por dia, o então jovem mineiro conseguiu conciliar trabalho e estudo e concluiu o ensino ginasial.

Prestou concurso público em 1962 e foi trabalhar como servidor da previdência social.

Desanimado com o salário, Castro buscou novos horizontes e conseguiu um trabalho como revisor de texto no jornal Folha de São Paulo e mais tarde, na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Aposentou em 1982, quando comprou uma chácara em São Pedro e voltou para o interior para criar os três filhos.

Em 2005, cansado da pacata vida de aposentado resolveu voltar a estudar.

Fez cursinhos preparatórios e passou em 13º lugar no vestibular para a faculdade de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Como também havia prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recebeu uma bolsa do Prouni para cursar Direito no Instituto de Ensino Superior de Bauru, onde se formou em dezembro de 2010.

Desde então foram seis cursinhos preparatórios para a prova da OAB.

?Costumo dizer que nada é impossível quando realmente se está comprometido com o resultado positivo. Mas para que isto se tornasse uma realidade, tive de abdicar de muitas coisas para não desviar do foco?, afirmou Castro.

O próximo passo, segundo ele, é terminar uma pós-graduação em Direito do Trabalho e abrir um escritório especializado no setor.

?Como pretendo morrer com 130 anos, ainda tenho muito tempo de advocacia pela frente?, disse.

Para o presidente da OAB Piracicaba, Fábio de Moura, este é um feito inédito, que serve como referência para estudantes de Direito.

?Ele mostrou a todo mundo que é possível, sim, e que a idade não tem influência na profissionalização. A OAB tem a honra de recebê-lo em nosso quadro?, disse.

Moura ainda informou que Castro já está inscrito na Ordem e receberá a carteira entre o fim de fevereiro e começo de março deste ano.

Fonte: Jornal de Piracicaba