Importante! Publicado o edital complementar do XIII Exame de Ordem com as regras da repescagem!

Sexta, 28 de fevereiro de 2014

foto

A FGV acabou de publicar o Edital Complementar para a repescagem no Exame de Ordem - aqui chamada de reaproveitamento.

Edital Complementar

E ele vem com regras bem interessantes. Vamos analisar tudo!

1 - Período e valor de inscrição

Aqui o edital apresenta uma data DIFERENTE de inscrição para os candidatos fazerem a repescagem. Neste período todas já saberão se reprovaram ou não no XII Exame:

1.1.1.1. O examinando que desejar reaproveitar o resultado de aprovação na 1ª fase do XII Exame deverá, exclusivamente via Internet, nos endereços eletrônicos http://oab.fgv.brhttp://www.oab.org.br ou nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB, no período entre 14h do dia 15 de abril de 2014 e 23h59min do dia 22 de abril de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF, enviar formulário de solicitação devidamente preenchido. Submetido o formulário, o examinando deverá imprimir e efetuar o pagamento do boleto bancário correspondente, no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Quanto ao valor de inscrição, pensei que seria um pouco mais caro, mas acho que ficou de bom tamanho. COmo é uma só etapa, nada mais justo ser a metade.

2 - Quem ainda está na faculdade

Quem está na faculdade ainda e for se valer da repescagem terá até o 2º semestre de 2014 para concluir o curso:

1.1.1.4. Aqueles que se utilizarem do reaproveitamento que sejam estudantes dos últimos dois semestres do curso (ainda não concluintes do curso de graduação em Direito) e que forem aprovados no XIII Exame de Ordem Unificado poderão retirar seus certificados de aprovação caso comprovem que têm previsão de conclusão do curso até término do segundo semestre de 2014.

3 - Quem perdeu a prova subjetiva XII Exame NÃO poderá fazer a repescagem

Péssima notícia para quem perdeu a prova subjetiva do XII Exame. A OAB não vai aceitar a inscrição destes candidatos. Ou seja, fica a regra que para ter direito à repescagem é preciso ter reprovado na 2ª fase. A ausência gera a eliminação:

1.1.6. O reaproveitamento descrito no item 1.1.1 será vedado aos examinandos ausentes ou eliminados na 2ª fase do XII Exame de Ordem.

4 - Quem se inscrever na 1ª fase do XIII Exame de Ordem PERDE a repescagem

Quem vai fazer a repescagem não pode se inscrever no XIII Exame no período atual. Terá de esperar a abertura específica da inscrição para poder fazer diretamente a 2ª fase. Se se inscrever agora, perde a repescagem:

1.1.7. Não poderá solicitar o reaproveitamento, também, o examinando que porventura se inscreva no XIII Exame de Ordem Unificado, por meio de pagamento ou isenção da taxa, no prazo previsto no item 2.1.2 do respectivo Edital normatizador, de 27 de fevereiro de 2014.

Confiram agora o cronograma geral de eventos da repescagem:

2

Então é o seguinte: quando abrir o prazo de inscrição ESPECIAL para a repescagem que os candidatos reprovados na 2ª fase do XII Exame de Ordem entram no jogo do XIII. Até lá, devem apenas se preocupar exclusivamente com os estudos.

Essa será a primeira turma a se valer da repescagem. Independentemente disto, a prova subjetiva será a mesma para todos, tanto o pessoal da repescagem como para os aprovados na 1ª fase do XIII.

Eu espero, evidentemente, que vocês passem logo de uma vez e que a repescagem seja só uma hipótese. Mas, se as coisas não derem certo, ao menos vocês terão essa chance especial.