Hoje é o dia do resultado final da 1ª fase! Será que teremos uma anulada?

Sexta, 23 de dezembro de 2016

Hoje, possivelmente no final da tarde, saberemos se a OAB vai ou não anular ao menos mais uma questão na primeira fase do XXI Exame. Neste momento teremos a definição de quem vai ter de voltar a estudar para a primeira fase ou de quem continua no jogo.

Já tivemos, de forma excepcional, a anulação de 2 questões de ofício no último dia 9. Restou a imensa dúvida se a OAB terá coração para anular ao menos mais uma.

E, na atual conjuntura, só dá para esperar mesmo uma anulação. Seria um milagre sem precedentes se anulassem mais duas. Eu, ao menos, não espero isso.

E se a OAB não anular nada, aí o jeito será apontar os estudos para o XXII.

Lembrando que caso tenhamos alguma anulada, ninguém será prejudicado. A anulação não tira o ponto do candidato! Apenas dá o ponto para quem errou a questão, mantendo a nota de quem acertou, e isso de forma indistinta, ou seja, valerá para todos.

Vejamos o histórico de anuladas atualizado, incluindo as duas de ofício do dia 9.

Olhando o histórico acima dá para perceber, nitidamente, que a partir do X Exame (com um ensaio prévio no VIII) uma espécie de "cegueira" instalou-se nas mentes e corações dos responsáveis por anular as questões, e as questões viciadas milagrosamente deixaram de ser vistas.

Antes era praticamente uma certeza vermos questões anuladas, se bem que não tanto quanto gostaríamos, mas agora essa certeza virou pó. Na última prova, para variar, não anularam nada, exceto na reaplicação dela de Salvador.

As duas anuladas de of´ciio conincidiram com uma prova bem pesada. O percentual de aprovação deve ter ficado na casa dos 12%, sem as duas anuladas, quase um recorde de reprovação.

Hoje então a FGV vai divulgar a vontade da Comissão Recursal da OAB e revelará se teremos ou não questões anuladas, publicando em seguida a lista definitiva de aprovados para a 2ª fase! Neste momento teremos consolidada também a garantia, entre os aprovados, do exercício da repescagem no XXII Exame de Ordem caso isto seja necessário, ou seja, caso os atuais aprovados reprovem na próxima 2ª fase.

Não sabemos o horário de divulgação da lista, mas deve ser pelo final da tarde. De toda forma, não seria surpreendente se sair antes. Preparem-se portanto para um longo dia hoje. Fiquem ligados aqui no Blog e nas nossas redes sociais, pois estaremos antenados em qualquer novidade!

Portal Exame de Ordem

Maurício Gieseler

@examedeordem

Vamos juntos!