Hoje é dia de anulações (ou não!) e da lista definitiva de aprovados da 1ª fase da OAB!

Quarta, 14 de maio de 2014

foto (17)

Buenos días muchachos! Prontos para mais um dia de espera pelo resultado?

Pois é! Hoje a FGV vai nos dizer se teremos ou não questões anuladas e publicará, finalmente, a lista definitiva de aprovados para a 2ª fase!

Hoje teremos a definição também de quem assegurará para si o direito de ir para a repescagem no XIV Exame de Ordem. Não que ninguém queira ir, mas é bom ao menos ter essa garantia.

Infelizmente não temos nenhum dado oficial sobre o número EXATO de inscritos na 1ª fase para calcularmos com precisão o percentual de aprovação no resultado preliminar. Só sabemos que foram 36.971 aprovados. Se somarmos estes com os 9.041 remanescentes da repescagem do XII Exame, nos temos até agora 46.021 examinandos na 2ª fase.

Vamos rever, mais uma vez, o histórico de anulações registrado pelo Blog desde o advento da era FGV:

IV Unificado - 3 questões

V Unificado - 1 questão

VI Unificado - 2 questões

VII Unificado - 4 questões

VIII Unificado - Nenhuma anulação

IX Unificado - 3 questões

X Unificado - Nenhuma anulação

XI Unificado - 1 questão

XII Unificado - Nenhuma anulação

XIII Unificado - ?????

A minha expectativa é por 1 anulação, tal como já consignei antes. Há esperança, todavia, que 2 questões possam ser anuladas. Não consigo ver 3 anulações, seria uma grande surpresa.

E, claro, existe a perspectiva tangível de que nenhuma seja anulada. Espero que isso não aconteça.

Ou seja, sem cravar um número certo, trabalhamos com uma faixa de possibilidades que vai do 0 até 2.

O que sair daí está dentro da lógica.

"Dentro da lógica? E as questões erradas, não contam? Há lógica em não anular algo que está manifestamente viciado?"

Pois é...

Bem-vindos ao fantástico mundo do Exame de Ordem, onde o errado pode ser perfeitamente visto como certo.

Olhem a relação acima de anulações, em especial, dada a proximidade temporal, a partir do VII Exame. Vocês realmente acham que não tivemos vários recursos protocolados pelos candidatos nestas edições? Vocês acham mesmo, por exemplo, que no VIII, no X ou no XII Exames nenhuma questão estava errada?

Pois bem...

SEMPRE temos questões problemáticas e NUNCA, nunca mesmo, as anulações correspondem ao que os examinandos efetivamente tentam impugnar via recurso.

E essa lógica se manifesta edição após edição da prova.

Uma regra: o número de anuladas nunca corresponde ao volume de recursos apresentados e o errado pode ser visto como certo.

Justo, injusto, certo ou errado, quem manda é a Comissão do Exame de Ordem e, em especial, os membros da Banca Recursal, e o resultado final é sempre resultado da visão deste pequeno colegiado sobre os recursos.

Não adianta achar que uma questão está muito errada e que seria um absurdo não anulá-la. A experiência já nos mostrou que os absurdos acontecem, e acontecem com muita frequência.

Vejamos agora o quadro de probabilidades de aprovação em razão do número de questões anuladas:

Candidato com 39 pontos - Se a OAB anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas75% e se anular três95% de chances.

Candidato com 38 pontos - Se a OAB anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três50%, e se anular quatro75% de chances.

Candidatos com 37 pontos - Se a OAB anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro25%, e se anular cinco50% de chances.

E o horário do resultado? Não sei o horário, nunca há um horário certo para as coisas, exceto para a divulgação da lista preliminar, que sai antes do meio-dia. Na última prova a lista foi publicado às 17h, e tradicionalmente a OAB publica o resultado definitivo da 1ª fase ao final da tarde.

Ela pode, evidentemente, antecipar a publicação, mas não temos como saber.

Logo, preparem-se para um longo dia hoje. Fiquem ligados aqui no Blog e nas nossas redes sociais, pois estaremos antenados em qualquer novidade!

Portal Exame de Ordem

Maurício Gieseler

Grupo de Estudos para a OAB

@examedeordem

Quando a OAB divulgar alguma coisa, certamente será por um dos 3 links abaixo:

Página da FGV para o XIII Exame

Página da OAB

Página com notícias institucionais do Exame

Hoje saberemos a verdade!