Domingo, 13 de setembro de 2015
Qual é o grande segredo para fazer uma prova? Especificamente a prova da OAB?
O "segredo", se é que é segredo, é tão somente ter foco no que se está fazendo. E isso, de prestar atenção na resolução da prova, virtualmente coloca o candidato acima do bem e do mal, dos temores e do nervosismo.
Não porque aspectos emocionais negativos porventura sejam afastados, mas sim porque eles perdem o condão de atrapalhar. O candidato focado não erra o seu alvo!
O primeiro contato com a prova, até a sua inteira assimilação, não deve ser feito de forma apressada. A leitura deve ser calma, os detalhes devem ser observados, e o candidato deve se inteirar por completo do problema.
Calma em entender o problema é a chave de tudo!
E o ponto central de tudo, em especial para acalmar o candidato, é identificar a correta peça prática. Nesse momento o peso da prova cai uns 70% dos ombros.
E isso acontece logo no início de tudo, ou seja, a manutenção intensa do foco na apreensão de tudo e o esforço para isto será por um breve momento.
Não quero depois dizer que vocês tenham de fazer a prova relaxados! Não é isso! Mas tão somente farão a prova sem toda a pressão e ansiedades inciais, que precisam ser domadas por um foco extra logo no início.
Depois disto, é botar em prática tudo o que foi treinado e estudado.
Creiam-me: o emocional não tem como atrapalhá-los se o FOCO for mantido e sustentado nos minutos iniciais da prova.
Ao pegarem nela, fechem os olhos, deem uma boa respirada para evocar a concentração e façam o que tem de ser feito.
Chegou a hora de vocês mostrarem que são advogados!
Boa prova!