Quarta, 23 de maio de 2018
Tenho recebido muitas mensagens, mas muitas mesmo, de examinandos preocupados com a prova do próximo domingo por conta da greve dos caminhoneiros e a falta do abastecimento de combustíveis em muitas localidades pelo país, além do bloqueio de estradas.
Essa é uma questão séria porque literalmente milhares de candidatos, principalmente nas cidades do interior, precisam se deslocar para poderem fazer a prova.
Muitos estão perguntando se existe a possibilidade de adiamento da prova do domingo por conta da atual situação.
Eu acho improvável que a OAB adie a prova por conta da greve. Até agora, oficialmente, não há nenhum posicionamento da Ordem.
Lembrando que eventual adiamento custa caro e que a OAB tende a rematricular os candidatos em uma edição posterior do que simplesmente adiar a prova. Isso já aconteceu uma vez com os candidatos de Natal em janeiro de 2017, quando a violência explodiu nos presídios da cidade e houve até toque de recolher.
Eles não fizeram a prova e foram jogados para a edição posterior.
A situação, claro, pode evoluir e o contexto mudar, tanto para pior como para melhor. Não temos como saber.
Mas, com certeza, afirmo que a Ordem está monitorando a situação.
O ideal para quem vai precisar se deslocar é mudar os planos e tentar antecipar a ida ao local de prova por precaução. É muito difícil antever o que vai acontecer, mas acredito que é melhor vocês se anteciparem aos fatos e garantirem o deslocamento para não correrem o risco de perderem a prova.
Quaisquer novidades informo vocês aqui!