Terça, 29 de maio de 2012
O Blog Exame de Ordem inova mais uma vez e, com a ajuda de especialistas em comunicação paranormal, consultou os maiores filósofos da humanidade sobre a inclusão da disciplina Filosofia do Direito no Exame de Ordem. O entrevistado ainda vivo foi consultado por telefone mesmo.
As opiniões abaixo pertencem aos espíritos desencarnados e encarnados consultados e não refletem a opinião deste blogueiro.
Nietzche
"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal, mas como a inclusão da disciplina se fez por interesse, certamente foi por mal!"
Sócrates
"Não sei de nada!"
Karl Marx
"A inclusão da disciplina Filosofia do Direito no Exame de Ordem, longe de qualquer tipo de determinismo, constitui em uma predominância da materialidade sobre a ideia, sendo esta possível somente com o desenvolvimento daquela, e a compreensão das coisas em seu movimento, em sua inter-determinação, gerando uma verdadeira dialética entre a OAB e os examinandos."
Georg Hegel
"Aquilo que é individualizado, ou seja, que existe concretamente, tal como o Exame de Ordem, é dependente de outro ser, ou seja, a OAB. É o que entendido por aparência. E o que é aparente é diferente do que é real, e aqui falo da reprovação por inclusão de mais uma disciplina na prova, visto que a realidade tem o ser em si (Exame), sendo completamente independente de outro ser (reprovação). No entanto, o real não existe, ele é!"
Immanuel Kant
"Vejo a inclusão da disciplina Filosofia do Direito como um imperativo categórico, pois, ontologicamente, as dificuldades só existem na imaginação dos candidatos."
Thomas Hobbes
"No estado natural, enquanto a OAB possa ser mais forte ou mais sabida que os bacharéis, ela não se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. No caso, o deputado Eduardo Cunha, que quer o fim do Exame. Por isso, ela (OAB) acha que tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de entre bacharéis e OAB (Bellum omnia omnes). No entanto, os examinandos têm um desejo, que é também em interesse próprio, que é passar na prova, e se submetem formando uma espécie de contrato social."
Tiririca
"Sai daí abestado!!!"
Para saber mais: OAB incluirá Filosofia do Direito no primeiro Exame de Ordem de 2013