Geovane Moraes e Ana Cristina falam sobre a preparação para a repescagem no XIV Exame!

Quinta, 24 de julho de 2014

E para fechar a série de entrevistas sobre a repescagem, vamos conversar com os professores Geovane Moraes e Ana Cristina, os responsáveis pela cadeira de Direito Penal do Portal. Confiram!

Ensaio_Professor-Geovane_Moraes

Fanpage do professor Geovane Moraes

Perfil do professor Geovane no Facebook

1 - Como vocês avaliam o grau de dificuldade na identificação das peças práticas em sua disciplina?

Resposta dos professores:

Pudemos verificar, na última prova, um grau de dificuldade semelhante ao das duas provas anteriores e, portanto, dentro do previsto para Direito Penal, que possui um número de peças relativamente pequeno e de razoável identificação.

Acreditamos que o mesmo se mantenha para o XIV Exame.

Em geral, não nos preocupamos muito com o grau de dificuldade, esperando apenas que a banca se mantenha estruturando um enunciado prático-profissional claro, bem elaborado, com as informações necessárias à correta identificação da peça.

06

 Perfil da professora Ana Cristina

Grupo de estudos de Direito Penal

2 - E os desdobramentos dos temas de Direito no bojo da prova?

Resposta dos professores:

Normalmente, a FGV tem buscado dar ênfase aos temas mais cotidianos do Direito Penal e Processual Penal, seja arguindo peças que fazem parte do dia a dia da lide penal, tais como Apelação, Memoriais, Resposta a Acusação, entre outras, ou solicitando aos alunos o conhecimento sobre temas de direito material que são de fácil manifestação no contexto social. Em outras palavras, a banca têm buscado aproximar os temas cobrados com a realidade jurídica social que os operadores do Direito Penal encontram cotidianamente.

3 - Falem sobre a metodologia de ensino do curso. Como vocês passam o conteúdo para seus alunos em suas aulas?

Resposta dos professores:

Procuramos desmistificar inicialmente que existiria dificuldade na identificação das peças. Através de exemplos concretos, buscamos mostrar que através da observação de pequenas expressões constantes no texto da questão é perfeitamente possível delimitar a peça prático profissional cabível, bem como as principais teses a serem arguidas.

Além do mais, detalhamos todos os passos de elaboração da peça, indicando o que deve ser colocado em cada etapa, do endereçamento até a datação.

Em relação as questões dissertativas, apresentamos diversos casos concretos e exemplos, que ajudam os nossos alunos a fixarem os principais tópicos do direito material e processual.

4 - E o vade mecum de Penal? Ele atende completamente aos penalistas que vão fazer a prova? Qual o diferencial desta obra?

Resposta dos professores:

É uma obra idealizada para suprir o aluno de segunda fase. Pensamos nas grandes dificuldades do candidato na hora da prova, mas sem perder de vista as exigências do edital quanto à legislação, remissões, entre outros.

Da mesma forma buscamos, baseado em nossa experiência na preparação para a prova, aquilo que se fazia necessário para facilitar o encontro, por parte do candidato, dos dispositivos certos, em uma compilação específica, porém ao mesmo tempo completa, para a área penal.

O objetivo maior foi criar um Vade Mecum que deixe nossos alunos mais confiante e que realmente sirva de complemento ao aprendizado adquirido em seu período de preparação.

É uma obra da qual muitos nos orgulhamos! E ficamos felizes com as manifestações de satisfação de nossos alunos, para quem esta obra foi especialmente pensada.

1

Livraria Armador: Vade Mecum Penal

5 - Repescagem: como vocês avaliam sua introdução no Exame?

Resposta dos professores:

Como já indicamos no exame anterior, a repescagem é mais do que justa, e valoriza o esforço depreendido para a primeira fase.

E aquilo que prevíamos realmente se concretizou. Pudemos perceber uma maior tranquilidade dos alunos na última prova, o que, com certeza, auxiliou na aprovação de muitos. Desapareceu o "fantasma" do "tudo de novo", tornando o aluno/candidato mais confiante.

Ao mesmo tempo, ampliou o tempo de preparação e a busca por suprir muitas das dificuldades individuais daqueles que não lograram uma aprovação imediata.

6 - Como vocês imaginam a preparação para a repescagem?

Resposta dos professores:

Sobretudo, candidato deve reforçar o treinamento, aproveitando o maior espaço de tempo de que dispõe para a prova seguinte.  Portanto, quanto antes iniciar sua preparação, melhor.

Assistir com maior critério e atenção todas as aulas específicas, buscando identificar quais foram seus pontos deficitários e supri-los. Não pode partir da premissa de que já assistiu isso e está bom. Até porque a aprovação ainda está por vir!

Deve, portanto, agarrar com unhas e dentes esta oportunidade, tirar todas as dúvidas necessárias e, como indicado, treinar, treinar e treinar! Maior número de exercícios, maior chance de aprovação!

O candidato deve ter em mente que, tendo mais tempo, deve possuir mais garra, perseverança e, principalmente, dedicação!

Procuramos também destacar que a repescagem não deve ser encarada como um facilitador, mas sim como uma ferramenta para o seu sucesso.

7 - Concursos na área Penal: o que tem surgido de bom na área em termos de carreiras?

Resposta dos professores:

É evidente que os concursos do momento são os de ingresso nas carreiras da Defensoria Pública e Delegado de Polícia.

Há uma enorme demanda destes cargos nos diversos Estados do país e, consequentemente, vários editais publicados e previstos.

E tais concursos exigem um conhecimento aprofundado na área penal e processual penal.

Além disso, ainda são concursos que, por enquanto, independem de um tempo extenso de prática jurídica, o que o torna ainda mais atrativo para os recém formados.

8 ? Uma mensagem final para os alunos que já estão ou que ainda irão iniciar a preparação para a prova da segunda fase do XIV Exame.

Resposta dos professores:

Não existe lágrima que nunca seque e sorriso que nunca passe. É chegado o momento de apreender com as falhas do passado, reforçar o espírito com os sucessos já alcançados e enfrentar de peito aberto, com muita garra, perseverança e determinação mais este desafio.

O que de ruim já passou serve para lhe fortalecer. O que de bom já ocorreu, serve para lhe mostrar que você é capaz. Agora é o momento de pensar no futuro, lutando com toda a sua vontade em busca de mais este objetivo.

Um forte abraço a todos.

Ana Cristina e Geovane Moraes

DIREITO PENAL

fb-penal

O curso será composto por 86 (oitenta e seis) aulas com, aproximadamente, 2h de duração cada uma, de acordo com a distribuição abaixo indicada. 28 Aulas inéditas (com aproximadamente) 2 horas de duração cada. 06 encontros INÉDITOS para aprofundamento/revisão, abordando alguns dos assuntos mais cobrados pela FGV; 01 aula de Português Jurídico com professor Rodrigo Bezerra. 01 tutorial informativo orientando o aluno sobre o funcionamento do curso e a utilização das aulas bônus que serão disponibilizadas. 01 tutorial de orientação sobre a marcação do Vade Mecum 06 simulados com correção em vídeo e padrão de resposta Além das aulas inéditas, serão disponibilizadas as seguintes aulas bônus: DIREITO PENAL - 27 aulas de direito penal gravadas para o curso de DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL 2014, aprofundando temas sobre parte geral do Direito Penal e crimes em espécie. - 02 aulas sobre crimes contra a fé Pública gravadas para a turma de DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL. - 01 aula específica gravada para a turma PILARES OAB XIV EXAME DE ORDEM. DIREITO PROCESSUAL PENAL - 15 aulas de Processo Penal gravadas para o de DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL 2014. - 03 aulas sobre Nulidades gravadas para o PROJETO SABER MAIS - 02 aulas sobre Provas no Processo Penal gravadas para o curso de AGENTE ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL.  - 01 aula específica gravada para a turma PILARES OAB XIV EXAME DE ORDEM. Valor Promocional até o dia 06/08/2014: R$ 430,32 (quatrocentos e trinta reais e trinta e dois centavos) Matrícula: Curso Preparatório para a 2ª fase de Direito Penal