Gabarito do simulado do Portal Exame de Ordem e considerações sobre a análise de desempenho

Sexta, 12 de abril de 2013

Segue agora o gabarito do nosso simulado!

Gabarito do simulado

E agora, o que fazer com o resultado?

Há muito abordo a questão da análise de desempenho dos candidatos em simulados e sua importância para os examinandos. Agora, após o simulado, é hora de analisar o desempenho.

Aqui queremos descobrir a AMPLITUDE do potencial do candidato diante a prova da OAB em função de seu desempenho no simulado.

Então eu pergunto: você já fez uma avaliação estatística de desempenho no Exame?

A ideia por detrás desse tipo de análise nasceu depois que me lembrei de um documentário sobre o ex-secretário de defesa norte-americano, Robert McNamara.

Antes de ser executivo da Ford e secretário de defesa em várias administrações nos Estados Unidos, McNamara trabalhou como estatístico no Departamento de Defesa americano. Durante os bombardeios no Japão, já no fim da 2ª Guerra Mundial, McNamara descobriu uma proporção entre a altura de voo dos bombardeiros e a eficiência de destruição dos alvos.

Ele mostrou sua descoberta para o general-comandante e este determinou um drástica redução na altura de voo no momento dos bombardeios, visando aumentar a eficiência da destruição.

Após algumas operações, um dos pilotos perguntou quem havia sido o idiota que teve esta ideia, pois um de seus companheiros havia sido alvejado e morto em combate, assim como muitos outros. O general respondeu: "este é o risco do soldado. Veja agora o quanto nós aumentamos a eficiência na destruição do inimigo. Isso reduzirá o tempo de guerra e assim, ao fim, menos dos nossos morrerão."

Ou seja: um aumento no risco aumentou a eficiência e o resultado final pôde ser alcançado com uma maior brevidade.

Bom, não estou contando aqui o efeito das duas bombas atômicas, mas os bombardeios convencionais mataram muitos mais japoneses do que elas propriamente analisadas.

A questão de fundo, e é o que nos interessa, está relacionada com a TOMADA de decisão com base no descortinamento dos fatos, dos métodos e de seus resultados.

O general tomou uma decisão estribado em informações. A proposta aqui é vocês, examinandos, determinarem o rumo dos estudos com base em uma LEITURA do desempenho REAL de vocês antes, bem antes da prova.

Tomando ciência de uma baliza correta, o examinando não desperdiça seu tempo nos estudos e não foca naquilo que não irá lhe agregar muito valor durante o processo de aprendizagem.

A vantagem e seus benefícios são incomparáveis.

Certamente o candidato tem um desempenho melhor em algumas disciplinas, sendo que em outras seu desempenho deixa a desejar.

Mas quais? Em que proporção?

Essa pergunta é FUN-DA-MEN-TAL para se desenhar uma solução!! Sem uma clara noção de suas virtudes e deficiências a dificuldade em se buscar soluções é imensa.

Pior, seus esforços serão direcionados na base do empirismo e do achismo: "acho isso", "devo fazer aquilo", sem um fundamento claro do que ser feito. Assim o examinando perde tempo e foco, a receita correta para colher uma reprovação.

Se você já fez 3, 4 ou 5 provas certamente terá um mar de dados para traçar seu desempenho estatístico por disciplina, e assim obter um diagnóstico de desempenho. Se não fez, está começando o jogo agora, poderá fazer simulados ou provas anteriores e colher os dados de desempenho.

Como montar o diagnóstico?

Primeiro confira o resultado do seu simulado. Você deve ter visto que na área de downloads nós temos já 3 arquivos de simulados. Se possível, faça os 3, pois assim você terá uma visão bem mais abrangente do desempenho.

Você vai encontrar as seguintes disciplinas, por ordem de IMPORTÂNCIA (a ordem de importância é determinada pelo número de questões cobradas em cada disciplina):

Primeiro Grupo

Direito Civil,

Direito Processual Civil

Direito do Trabalho

Direito Processual do Trabalho

Direito Penal

Direito Processual Penal

Segundo Grupo

Direito Constitucional

Direito Administrativo

Direito Empresarial

Terceiro grupo

Direito Tributário

Direito Internacional

ECA

Direito Ambiental

Direito do Consumidor

Direitos Humanos

Filosofia do Direito

4 - Disciplina especial

Ética Profissional

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Em cada simulado você terá de determinar os percentuais atingidos em cada disciplina. Pode parecer um trabalhinho muito chato (e é um trabalhinho chato mesmo!) mas ele é fundamental para você SE CONHECER.

Não o despreze!

É impossível achar uma solução sem antes identificar o problema. O preço a pagar até finalmente achar a aprovação pode ser caro demais (já vem sendo caro demais, não é?).

Vejamos um exemplo!

Em uma determinada disciplina, nas últimas provas, foram cobradas 7 questões. Vamos fazer uma análise hipotética do desempenho de um também hipotético candidato nas últimas provas:

VII Unificado - 7 questões / 3 acertos - 43% de aproveitamento

VIII Unificado - 7 questões / 4 acertos - 57% de aproveitamento

IX Unificado - 7 questões / 2 acertos - 28% de aproveitamento

Média percentual total de acertos - 42%

Isso deve ser feito com todas as disciplinas em todas as provas passadas.

(NOTA: é fácil fazer um cálculo percentual. Considerem, por exemplo, que 8 (ou 6, ou 3 ou qualquer outro número)  representa 100%. A partir daí faça uma regra de 3 simples: se 8 é igual a 100% (das questões de determinada disciplina em uma prova, X (que representa o número de acertos) é igual a Y (o percentual de acertos daquela disciplina percentualmente)

8 - 100%

X - Y%

Pode parecer preciosismo meu "ensinar" a fazer uma regra de três aqui, mas é só para ajudar na agilização do processo.)

Ao concluir o trabalho, prova por prova, você terá um quadro do seu desempenho, e também informações muito úteis para iniciar uma reflexão.

Aqui você pode constatar duas coisas:

1 - As disciplinas cujo desempenho é sempre ruim, ou seja, estão sempre abaixo dos 50% de acertos, tal como no exemplo acima;

2 - As disciplinas em que vocês se julgam bons, mas não são.

Essa descoberta, essencial como fator de autoconhecimento, permite a escolha do caminho para a adoção da solução mais adequada.

E qual seria ela?

2 - ESTRATÉGIA

E agora, com o diagnóstico, é possível traçar a melhor estratégia para conseguir a aprovação na 1ª fase.

E como defini-la?

Vamos considerar que vocês já possuam um LASTRO. O lastro seria aquele volume de conhecimento já apreendido e absorvido, o resultado dos seus estudos até agora.

Estudar TUDO não é uma solução adequada visando a obtenção do melhor desempenho face ao observado por meio da análise.

Do diagnóstico, você irá definir com precisão exatamente quais disciplinas deverão ser estudadas nesta reta final!

Primeiro você vai atacar as disciplinas sempre consideradas como boas, mas cujo diagnóstico mostrou-se negativo.

Aqui temos dois detalhes:

1 - Ser bom em uma disciplina no Exame de Ordem significa gostar dela e, ao menos, ter acertado 80% das questões nas provas anteriores. Menos de 80% não representa ser bom em determinada matéria.

2 - Dessas disciplinas escolha aquelas que fazem parte dos dois primeiros grupos apontados aqui no post. Descarte as disciplinas dos demais grupos (exceto Ética).

DESCARTEM também dos seus estudos o Direito Civil e o Direito Processual Civil, exceto se estas forem disciplinas de predileção e você goste delas. São muito extensas para receberem, agora, sua atenção.

Quanto a Ética Profissional, todo candidato tem de acertar pelo menos 80% delas na prova, independente de gostar ou não delas. Elas representam 25% do necessário para a aprovação (se atingir 40 pontos). E, pelo pouco volume de conteúdo que representam, devem ser integralmente absorvidas.

PRESTE ATENÇÃO!!! Você NÃO vai estudar TUDO dos grupos mencionados logo acima! Você vai reforçar SOMENTE as disciplinas em que você se julga bom e que fazem parte dos grupos.

A meta aqui é estudar o que já gosta, reforçando o conhecimento em áreas estratégicas, pois certamente o estudo será mais rápido e eficiente; afinal, há predileção pelo(s) tema(s).

Claro! Se o diagnóstico apontar para isso. Se o desempenho nestas sempre foi bom, não há porque agora priorizá-las.

O segundo passo, mais importante ainda, é dar atenção para as disciplinas, também dos dois primeiros grupos em que o desempenho sempre foi péssimo.

Aqui, exatamente aqui, você conseguirá extrair a maior parte dos pontos restantes para os 50%.

"E devo estudar todas as disciplinas em que sou ruim?"

NÃO!

A sugestão de estudo aqui é tópica, estratégica, visando um resultado específico em função do TEMPO!

Escolham apenas 2 disciplinas desses dois grupos para estudar. Se vocês arrancarem na prova ao menos umas 6 questões de ambas atingirão o objetivo.

Prestem atenção no que eu acabei de escrever: ""A sugestão de estudo aqui é tópica, estratégica, visando um resultado específico em função do TEMPO! Escolham apenas 2 disciplinas desses dois grupos para estudar. Se você arrancar na prova ao menos umas 6 questões de ambas atingirá seu objetivo.""

Se, e somente se o tempo for AMPLO, o estudo deve ultrapassar essas duas disciplinas ruins. Se isto for possível e depende do timing de cada candidato, o rol de disciplinas ruins deve ser ampliado.

Não é o objetivo abraçar o mundo e virar doutor em Direito. Você quer passar, apenas isso! O esforço visa combinar o fator tempo com o fator otimização dos estudos.

Atacando disciplinas importantes que historicamente você sempre foi mal, com certeza um extra na pontuação será obtido.

E esse extra no dia da prova fará a diferença, junto com o reforço nas disciplinas cuja crença de ser bom revelou-se infundada.

Tudo não passa de uma solução com base na análise de LACUNAS no conhecimento. É uma estratégia de estudo pontual.

Bom final de semana!