"Fiz 40 pontos e estou com medo da FGV retificar outra questão. Qual o risco disto acontecer?"

Quarta, 6 de abril de 2016

Como vocês sabem, a FGV retificou o gabarito de duas questões de Direito do Trabalho na última segunda feira, alterando o gabarito:

FGV retifica gabarito da 1ª fase do XIX Exame de Ordem

A retificação é diferente da anulação, pois enquanto nesta os candidatos que erram uma questão ganham os pontos, naquela quem havia "acertado" a questão perde a pontuação, e quem havia "errado" ganha.

A retificação corrigiu uma falha no gabarito dessas duas questões, pois elas tecnicamente estão corretas. Exatamente por isso elas não foram anuladas.

Mas daí vem a dúvida: corremos o risco de ter outra retificação? Os candidatos que estão com 40 pontos devem temer mais uma alteração no gabarito?

Se eu não me engano, essa foi a 3ª retificação de gabarito em uma 1ª fase, isso considerando não só o tempo do Exame Unificado como também o tempo do CESPE. Ou seja, trata-se de uma decisão administrativa bem rara de acontecer.

Temos de considerar também que a banca dificilmente usaria dois momentos distintos para fazer duas retificações: ela faria tudo de uma vez, em especial para se preservar do desgaste.

Por fim, tivemos a retificação porque as incongruências entre o gabarito e as respostas corretas eram patentes, e nós expusemos isto ainda na nossa Mesa Redonda (professor Rafael Tonassi descobriu o problema) como também divulguei aqui no Blog. Nenhuma outra falha foi visualizada. Isso significa que não temos qualquer controvérsia em qualquer questão que implique em outra retificação no gabarito. O que temos são recursos normais que visam ANULAR quertões (dois recursos até agora). E visam anular porque, ao nosso ver, as questões estariam com problemas de elaboração, e isto é algo distinto da retificação.

Sinceramente? Tudo caminha para que NÃO tenhamos mais retificações. Não existe nenhuma controvérsia ou problema que justifique qualquer alteração no gabarito, e a banca, tradicionalmente, utiliza esse recurso muito, mas muito raramente.

Podemos ter anulações, mas não retificações.

Quem fez 40 pontos deve seguir em frente com a sua preparação sem maiores medos.