Final de semana DECISIVO na preparação para a 1ª fase do XI Exame de Ordem

Sexta, 2 de agosto de 2013

Bom dia!

Hoje é sexta-feira, 2 de agosto de 2013. Antepenúltima sexta-feira antes da prova da OAB. Vamos dar uma olhadinha no calendário desta reta final:

2

Dias 3 e 4 são DECISIVOS nessa caminhada, pois é quando, faltando duas semanas para a prova objetiva, chega finalmente a hora de AVALIAR DE FATO o desempenho.

E por que avaliar o desempenho?

Vocês agora precisam estabelecer convicções e avaliar como está, de fato, a preparação para a prova: as reais condições de estudo e conhecimento.

A partir daí é possível, nas duas semanas seguintes, definir com precisão qual a melhor estratégia de estudo: ou o candidato inicia o processo de revisão ou ele tenta corrigir falhas e lacunas nos estudos.

Como assim?

Este final de semana deve ser utilizado em simulados. A partir da leitura do desempenho nestes simulados o candidato estabelece algumas certezas, tira algumas conclusões. Aqui, neste momento, só podem ser duas:

1 - O desempenho foi bom e o candidato está preparado.

Neste caso as duas semanas seguintes devem ser usadas no processo de CONSOLIDAÇÃO dos estudos, feito por meio de revisões, e a intensa resolução de exercícios para "entrar no ritmo" da prova.

2 - O desempenho não foi bom e o candidato precisa corrigir alguns pontos na preparação.

Aqui o candidato faz a leitura do desempenho e observa as lacunas. O desempenho ruim pode ter duas causas: a preparação ainda não foi concluída ou ela foi feita de forma débil.

A correção da rota deve ser tópica: o candidato identifica as disciplinas onde o desempenho foi ruim e empresta um especial foco a elas.

Logo, este final de semana tem uma grande importância para vocês.

Hoje, meio-dia, teremos o 3º simulado do Portal Exame de Ordem:

1

Lembrando que nossos simulados são gratuitos e qualquer um pode resolvê-los. Só baixar no seu computador o PDF.

Beleza! Fiz o simulado e agora? Faço o quê?

Quem vinha fazendo regularmente os simulados do Portal e registrando o desempenho estatístico por disciplina, completa a tríade e tem uma visão clara da sua própria evolução nos estudos. Fica mais fácil e rápido definir o que fazer.

Quem ainda não fez simulado nenhum eu sugiro que os 3 simulados sejam resolvidos e ainda acrescentaria a prova objetiva do IX Exame de Ordem, a mais cascuda até a hoje.

Prova Objetiva do IX Exame de Ordem

Gabarito da Prova

Para quem já quiser ir adiantando a vida, segue o link para os dois simulados anteriores:

Simulados 1 e 2 do Portal Exame de Ordem

Depois o candidato deve se falar da metodologia que bolei para o Exame de Ordem, quando o examinando, após uma abordagem estatística de seu desempenho, feito por disciplina, constata com relativa segurança como está sua capacidade de resolução de prova.

IMPRESCINDÍVEL a leitura do post abaixo para a completa compreensão da metodologia:

Considerações sobre a análise de desempenho no simulado do Portal Exame de Ordem

Imprescindível mesmo! Leiam!!

E sim, fazer a análise de desempenho é uma tarefinha enjoada, mas a visão que ele proporciona do estágio de preparação NÃO TEM PREÇO!

Já vi muitos, mas muitos relatos de candidatos que tomam um susto quando fazem a análise e os olhos se abrem para as virtudes e deficiências. Em especial, quando o candidato se dá conta que não é bom em uma disciplina que ele julgava ser. Aqui entra uma forte correção de rota e o resgate do preparo em um ponto chave.

E sim, porque fazer 3 simulado e mais uma prova para avaliar a própria capacidade? Não é muita coisa?

Não, não é!

Só uma prova ou simulado resolvido não dá uma visão abrangente da capacidade intelectual do candidato. É como querer estabelecer um raciocínio indutivo, saindo de um único exemplo para tentar achar uma regra. A indução pode ser feita, mas para ser válida ela tem de partir de uma série de exemplos para dar rigor a constatação.

Em suma: 3 simulados e mais uma prova "cascuda" serão mais reveladores da capacidade do candidato do que a resolução de apenas um simulado.

E, claro, vamos falar do óbvio: quem vai fazer o Exame de Ordem não pode ter, ao menos nos 2 próximos finais de semana nenhuma outra prioridade maior.

Resumindo: foco no objetivo! Querem passar? Metam as caras e se entreguem ao seus sonhos. Mais simples, impossível.

É importante ressaltar que essa é UMA estratégia entre outras possíveis. A diferença desta é que ela é resultado de observações empíricas, colhida na prática, tanto minha como de muitos outros examinandos.

Ela funciona!

Mas, obviamente, não é o único caminho a ser seguido.

Seja qual for a estratégia ou caminho a ser tomado, apenas não abram mão de estudar, pois de verdade entramos na reta final para a prova objetiva!