FGV altera os Coordenadores da Banca Examinadora da 2ª fase em Penal e Constitucional

Quarta, 13 de maio de 2015

1 E pela 5ª vez a OAB publica a lista com os nomes dos responsáveis por cada disciplina da 2ª fase do Exame de Ordem. Essa determinação é uma regra estabelecida no Provimento, o 156/2013:

2

Os membros da lista ou são doutores, mestres, desembargadores, promotores e até mesmo um ministro.

Qual a importância disto?

Não só serve para dar mais transparência ao Exame como também para termos uma noção de ESTABILIDADE entre as provas. A manutenção dos coordenadores é importante para termos ao menos a perspectiva de que os responsáveis pela futura prova trabalharam também em edições passadas, especialmente em BOAS edições passadas.

Como as duas últimas provas foram azeitadas, a perspectiva se mantém agora também.

Todavia, com a publicação da lista de coordenadores, ocorrido hoje cedo, pudemo notar a alteração de dois nomes, ligados ao Direito Penal e Constitucional. Confiram abaixo:

1

O Doutor Firly Nascimento Filho, de Direito Constitucional, e a Mestre Carolina Maria de Aquino Medici, de Direito  Penal, deixaram a coordenação para dar lugar ao Doutor Emerson Garcia, de Direito Constitucional e a Promotora de Justiça Paula Basílio, de Direito Penal.

A manutenção dos coordenadores é sempre um bom sinal, pois com isso é possível ambicionar uma estabilidade na qualidade das questões, além da manutenção de uma visão geral da disciplina. Bom para quem tem aversão à inovações técnicas nas provas, e bom para quem estuda, pois a possibilidade de surgirem "surpresas" (em tese) é menor.

Essas duas mudanças, todavia, não são um motivo para grandes preocupações, pois a equipe tende a permanecer a mesma. Mas, claro, são visões novas sobre as respectivas disciplinas. Não temos como avaliar integralmente como será o impacto nestas disciplinas.

Não é a primeira vez que isso ocorre, evidentemente, e não é motivo para grandes preocupações, exceto, a necessidade de se estar pronto para qualquer coisa nova.

Mas, como eu já escrevi antes, e dado o atual contexto, continuo acreditando que teremos boas provas no domingo:

O maior erro a ser cometido nesta reta final para a prova da 2ª fase

Duas semanas para a prova! Uma análise das últimas edições da 2ª fase

Estamos quase lá!

Cliquem AQUI para verem o comunicado.