Faltam dois meses para a prova da OAB! Ainda dá tempo de iniciar os estudos?

Quinta, 21 de janeiro de 2016

Sabiam que faltam - mais ou menos - dois meses para a próxima prova objetiva da OAB? "Mais ou menos" porque a OAB ainda não liberou o calendário 2016 do Exame de Ordem, mas, fazendo uns cálculos, estimei o dia 20 de março como a data mais provável para a aplicação da prova.

É uma estimatiza razoável. Pode não se confirmar, mas a margem de erro é de uma semana a mais ou uma semana a menos. Nada além disto.

Muito bem! O tempo passou rapidinho e surge uma pergunta básica neste momento: vocês já começaram a estudar ou ainda estão pensando se vão ou não começar?

Para começar vocês precisam ler este post aqui:

"Tô perdido! Por onde inicio os estudos para a OAB?"

Depois,seria bem interessante olhar nosso Periscope de ontem. Tratei exatamente deste tema:

Dois meses para a próxima prova objetiva

Quem não começou a estudar mas pretende fazê-lo precisa se conscientizar de que o modelo de preparação a próxima prova deverá ser intensivo.

É bem diferente quando o candidato inicia os estudos com 4 ou 6 meses de antecedência. Esses candidatos têm a vantagem de poderem esgotar TODO o conteúdo programático com calma, revisando adequadamente todos os itens de estudo e resolvendo questões de provas anteriores de forma a consolidar a fixação do conteúdo.

Esses candidatos têm mais probabilidade de serem aprovados.

Não quer dizer, entretanto, que quem iniciar os estudos agora não tenha chances. Evidentemente, é possível passar com este lapso temporal mais estreito. Existem muitos e muitos relatos neste sentido.

O importante, de toda forma, é atacar os estudos de forma COMPROMETIDA com o resultado. Aí sim, a chance de ser aprovado é real.

Importante destacar que a fonte de estudos é um elemento crucial, pois um material sem qualidade ou sem ter o devido foco comprometem de forma decisiva a preparação. Isso é até óbvio.

Aqui sugiro os seguintes cursos do Portal. Não só de excepcional qualidade como também pensados especificamente para o Exame de Ordem:

Projeto UTI 60 Horas para o XIX Exame de Ordem

Combo Projeto UTI 60 Horas + Super UTI

Curso de Resolução de Questões

Também os candidatos podem optar, como fonte de estudo, pelos livros da Editora Armador!, pensados especialmente para o Exame de Ordem e escritos pelos professores do Portal!

Editora Armador - Exame de Ordem

O enfoque diferenciado dessas obras visa direcionar os estudos para o que efetivamente importa, oferecendo o reforço teórico onde realmente interessa, otimizando a preparação para a prova objetiva da OAB.

Muito bem!

Temos de enfatizar um ponto relevante. As questões da prova objetiva, em larga medida, exigem dos candidatos dois aspectos fundamentais: a memorização e o raciocínio.

Memorização porque grande parte da prova faz menção ao texto da lei, enquanto outra parte, em menor proporção, exige uma resposta a partir do conhecimento da Lei aplicado a um problema hipotético proposto. Só estudar pela lei seca não propicia ao candidato de forma, mais rápida, a compreensão dos institutos jurídicos como um todo. Neste ponto, para ajudar na compreensão do conteúdo normativo, a leitura simultânea da doutrina (no caso, adaptada ao estudo do Exame de Ordem) faz-se necessário.

Não é só memorizar! Esse é um processo pobre de estudo. Trata-se de compreender o que está estudando. E, na hora de resolver uma prova, quem compreende geralmente vai bem melhor comparando com quem somente decora.

Essa é a razão para a leitura da doutrina e da Lei de forma simultânea;

Depois é muito útil elaborar pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado ou da aula que acabou de ser assistida. A elaboração de resumos, feitos DE CABEÇA, não só ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial, como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo. Se você lembra o conteúdo, ao menos naquele momento, está fixado;

Ao fim, a revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico, uma vez por semana, por exemplo. Essa medida atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar.

Todo estudante almeja a chamada "memória profunda", ou a fixação definitiva de uma informação em sua memória. Tal processo não acontece por milagre, uso de técnicas mirabolantes ou sistemas mágicos. É preciso ler, compreender, reforçar o conteúdo e disponibilizá-lo com constância, seja dando aulas (para si mesmo até), elaborando resumos sem efetuar nenhuma consulta ou resolvendo exercícios.

A revisão tem o fito de evocar um conteúdo anteriormente estudado e reforçar sua fixação no cérebro.

Vou repetir: isso é FUN-DA-MEN-TAL. A informação deve ser trabalhada com constância para se estabelecer os processos de compreensão e memorização. Sem milagres, técnicas mirabolantes ou revolucionárias.

A resolução de exercícios é a última etapa desse processo e ela é muito importante. Primeiro porque ela se enquadra como um processo ao mesmo tempo de revisão do conteúdo, de desafio ao raciocínio, em razão da adaptação do conhecimento a um problema hipotético, ajudando no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal adaptação é VITAL!

Notem que o processo de estudo não pode ser trabalhado de forma estanque: o candidato deve se inteirar da doutrina, confrontá-la com a lei, elaborar resumos e resolver exercícios. Essas etapas, distintas entre si, mas consideradas como um processo global, certamente produzirão ótimos resultados como método de aprendizagem.

Não incorram no erro de optar por apenas uma dessas abordagens em detrimento das demais. Pode ser que um candidato tenha sido aprovado apenas escolhendo uma sistemática, mas é muito provável que isso represente uma exceção, e não a regra.

Entenderam o porquê da necessidade de COMPROMETIMENTO?

Não existem técnicas milagrosas! Existe apenas o estudo sério com a utilização de uma metodologia consistente de preparação. Isso demanda tempo e foco.

Ainda há tempo!

Só depende de vocês...