Segunda, 21 de maio de 2012
Entramos finalmente na reta final do Exame de Ordem! Faltam 6 dias para a prova...
Sim, é horrível lembrar isso mas não podemos nos esconder da verdade: está chegando a hora!
Nesses momentos muitos candidatos acionam o botão de pânico e tentam abraçar o mundo para tentarem apreender o máximo de informações possíveis, fazendo-o sob a crença de que não estão devidamente preparados.
E para isso sacrificam muita coisa, inclusive a saúde.
Não raro entram em cena xaropes, remédios ou energéticos para darem uma "turbinada" na consciência e auxiliarem na preparação, usados principalmente para aumentar a concentração ou reduzir o sono.
Creiam-me: isso tudo é pura ilusão! Não existem fórmulas para expandir a cognição ou acelerar o aprendizado. O sono é essencial para a fixação do conteúdo estudado durante o dia e mitigá-lo na crença de que estudará mais não trará nenhum resultado útil.
Obviamente, não vamos esquecer que o momento agora é de pressão, pois o tempo tornou-se curto.
Vamos assumir aqui algumas verdades:
1 - É impossível estudar tudo! O volume de conteúdo não pode ser revisto em um lapso temporal tão exíguo. E se o tempo é curto o candidato tem de fugir da tentação de rever tudo: Ele deve rever o que é necessário, o importante.
2 - Todos os candidatos sérios, que estudaram, fizeram simulados, sabem onde o calo está apertando.
As prioridades de estudo faltando 10 dias para a prova da OAB
Mapeamento do desempenho por disciplina na véspera da prova da OAB
Assumam também que, além de não ser possível estudar tudo, também não dá para SABER tudo. Em algum grau vocês ignoram um monte de coisas. Saibam então sanar as deficiências nas disciplinas que vocês são mais fracos, tomando o cuidado de priorizar aquelas com o maior relevo, ou seja, aquelas com mais questões na prova.
Direito do Consumidor: 2 questões
Direito Ambiental: 2 questões
Estatuto da Criança e do Adolescente: 2 questões
Direito Internacional: 2 questões
Direitos Humanos: 3 questões
Direito Tributário: 4 questões
Direito Processual do Trabalho: 5 questões
Direito Processual Penal: 5 questões
Direito Empresarial: 5 questões
Direito Administrativo: 6 questões
Direito Processual Civil: 6 questões
Direito Penal: 6 questões
Direito do Trabalho: 6 questões
Direito Civil: 7 questões
Direito Constitucional: 7 questões
Ética Profissional: 12 questões
Priorizem as disciplinas cujo desempenho nos estudos não é o melhor (exceto Civil e Processo Civil, em função do volume de conteúdo) na busca dos pontos necessários na hora da prova.
3 - Cada candidato, seguramente, pode dizer para si mesmo sem medo de errar: "Eu estou pronto!"
Vocês estão prontos! O tempo acabou, a prova está aí e vocês estão estudando faz um bom tempo. O que mais há de se dizer?
"Não vai dar?"
"Tô com medo?"
"O que será da prova?"
Bobagens!
Vocês estão prontos e não há alternativa para isso. É um fato!
E quem está pronto não tem medo! Enfrenta o desafio sem frescura, sem mimimi e sem medinhos. Simples assim.
O mais importante agora é encontrar o próprio foco visando a prova. Nesse momento, asseguro para vocês, muitas mistificações e temores já foram elididos pelo longo processo de preparação. Basta reconhecer isso para si mesmo.
4 - E mais uma vez (vou escrever isso pela enésima vez) resolvam exercícios. Muitos, muitos e muitos. Não tem problema algum repetir o que já foi resolvido antes.
Se resolver as questões se tornar algo banal, cada um tomará familiaridade com a prova. Na hora da verdade vocês se sentirão confortáveis com a lógica da prova, ajudando imensamente a mitigar o stress apesar do ineditismo das questões.
IMPORTANTE: As questões serão inéditas, mas MUITOS dos temas contidos nelas não! Quem resolve as provas anteriores saca isso. Obviamente, a probabilidade de errar decaí bastante.
5 - Acima de tudo, respeitem-se. Respeitem seus corpos e reconheçam suas limitações. Ninguém precisa ser um "super-homem cognitivo", como o professor Rogério Neiva costuma falar. A prova não exige heróis do saber e sim um mínimo de conhecimentos.
Tenham certeza disso e não inventem loucuras daqui até o dia da prova. Nada de overdose de café, pílulas ou sei-lá mais o quê.
Isso é sério!
Não é preciso.
O importante, lá na hora H, é ser senhor de si mesmo e estar de posse de todas as suas faculdades mentais, 100% focado. O resto é ilusão.
E mais uma vez digo: vocês estão prontos!
Tenham a certeza disso!