Segunda, 9 de fevereiro de 2015
A partir da próxima sexta-feira o Brasil todo dá a largada para o carnaval, aquele festinha mundana que ocorre uma vez por ano e faz com que todos só pensem em diversão, folia e, claro, pegação.
Outros aproveitam para fugir da agitação e dar uma relaxada e recarregar as baterias.
Tudo muito bom, tudo muito legal! Menos para quem vai fazer a próxima OAB.
Acontece que faltam 34 dias para a próxima prova, ou seja, um mês e meia semana para vocês serem avaliados pela FGV. Já entramos naquilo que chamamos de reta final de preparação e PERDER TEMPO neste momento não é lá uma boa ideia.
Em regra, os candidatos estão estudando com base em algum tipo de planejamento, seja seguindo as aulas ou um cronograma de estudo, como o nosso, por exemplo. Perder o tempo do cronograma representará necessariamente em um prejuízo dentro do processo de preparação, e o conteúdo a ser estudado talvez não veja a ser totalmente abrangido dentro do prazo estipulado.
Esse é o primeiro problema.
O segundo está relacionado exatamente com o stress e a ansiedade, quando estivermos mais próximos da prova, em razão exatamente da perda de tempo e da percepção do acúmulo de conteúdo a ser estudado. Isso potencialmente pode tirar ainda mais o foco e gerar um prejuízo maior dentro do processo de preparação.
E não seria pouco tempo, pois o carnaval vai, cronologicamente, da próxima sexta até quarta, quando não até o domingo subsequente. É tempo demais para ser desperdiçado com algo que não proporciona nenhum retorno considerando aqui o objetivo de ser aprovado no Exame de Ordem.
Sei bem a chateação de estudar logo nessa época, pois pular o carnaval é algo muito legal, mas a consequência de uma reprovação é muito custosa em termos de tempo, emocional e dinheiro.
Trata-se de estabelecer uma simples relação de custo x benefício considerando o longo prazo. Uma eventual reprovação vai projetar seu planos de aprovação para o 2º semestre deste ano. É muito tempo!
Pode parecer, tomando a decisão de estudar, que a parte boa da vida está sendo perdida. Seus amigos se divertindo e você sozinho, vendo a vida passar lá fora. Não tenho nem dúvida em afirmar que tal visão da realidade é bem imatura. Você já é adulto e no mínimo deve ter alguns sonhos quanto a própria vida profissional, ambições e objetivos. A escolha pelos estudos não só deve ser feita de forma consciente como também com convicção: há um projeto de vida, um projeto profissional embasando tal decisão e os objetivos concretos devem ser postos antes da mera diversão.
Se não existe NENHUM projeto desta natureza, então algo está errado com você. Muito errado mesmo! Aí, neste caso, talvez o carnaval seja uma opção mais interessante mesmo...
Evidentemente, não é necessário se um fundamentalista e ficar enfurnado em casa sem sequer ver a luz do sol. A vida demanda equilíbrio, e tirar um dia apenas para relaxar não vai matar ninguém, além de propiciar uma certa higiene mental, necessária para a saúde emocional.
Tudo, sempre, dentro de um planejamento.
E lembre-se: o carnaval proporciona muita diversão, mas dura menos de 1 semana. Já a reprovação no Exame garante muitos aborrecimentos, ter de estudar tudo de novo e atrasa a vida em pelo menos 4 meses.
Pondere e faça uma escolha.
Ah, importante!
Na próxima quinta vamos publicar o 2º simulado do Portal.
Dentro da nossa programação este simulado adquire uma importância fundamental, pois será quando vocês, que já fizeram o 1º simulado, poderão estabelecer uma comparação entre o 1º e o 2º teste e mensurar a evolução entre um e outro.
Isso é ESSENCIAL para a verificação na prática das deficiências. E, claro, isso terá de ser feito durante o período do carnaval.
Considero o feedback a ser retirado do simulado essencial, e ficar de brincadeira logo agora seria, digamos, algo trágico.
Reflitam com seriedade e façam a melhor escolha.