Segunda, 27 de agosto de 2012
Faltam duas semanas para a próxima prova da OAB! Bom, na realidade faltam exatos 13 dias, o que é um pouquinho pior.
E aí? Vocês estão prontos?
Sim, não e talvez são as respostas mais prováveis (e únicas também!), e provavelmente o NÃO seja a resposta mais comum. No atual momento TEMPO é o "objeto de consumo" mais desejado por qualquer candidato.
Tempo para esgotar um conteúdo, para se sentir mais seguro, para ter certeza, enfim, de que está pronto.
Mas como diria o Cazuza, o tempo não para!
O tempo restante é esse daí mesmo e não dá para fazer nada com ele, exceto usá-lo da melhor forma possível. E usá-lo da melhor forma possível implica em usá-lo em toda a plenitude possível e com a melhor QUALIDADE possível.
Quanto a plenitude cada um sabe bem onde o calo aperta e quanto tempo tem para entregar aos estudos. Muitos trabalham e tem uma série de obrigações, e quanto a isto pouco pode ser feito. Se for possível aumentar ainda mais o tempo d estudos sem comprometer os demais compromissos, ótimo, faça-o, do contrário, entregue totalmente ao tempo disponível.
Quanto a qualidade do tempo o candidato precisa, basicamente, suprir duas necessidades.
Uma é de ordem emocional. Sentir-se apto para a prova é um grande passo rumo à aprovação. Tenham a certeza de uma coisa: estabilidade emocional tem um peso ENORME na hora da prova. E tem porque os candidatos nervosos têm uma probabilidade muito maior de tomar decisões equivocadas.
Não se trata da mão tremer e não conseguir escrever, nada disso. O nervosismo tem três terríveis facetas:
1 - Atrapalha a plena compreensão de sentido do enunciado de um problema e de suas alternativas;
2 - Aumenta as chances de "esquecimento" do conteúdo estudado;
3 - Oblitera o processo de tomada de decisões, desperdiçando o tempo.
As três facetas acima são terríveis em si mesmas e de um modo geral o candidato só toma plena consciência de suas consequências logo após a prova, gerando uma reação mais ou menos parecida como a abaixo:
Acontece direto...
A outra é de ordem estritamente técnica: aumentar o volume de conhecimentos, sem perder nada durante o processo, até o dia da prova.
O que estudar faltando tão pouco tempo?
Perguntinha difícil essa, pois cada um bem sabe onde estão as lacunas no conhecimento, ou, em bom português, onde o bicho está pegando!
É de um relativo consenso de que agora, faltando tão pouco tempo, os candidatos precisam resolver exercícios, muitos exercícios.
Nada como ERRAR na resolução de um exercício para identificar onde estão as falhas. De um modo geral, os temas, em maior ou menor grau, são repetidos ao longo da aplicação das provas. Com certeza vocês irão identificar isto no próximo dia nove, em especial se resolverem muitos exercícios anteriores.
Priorizar o que já se sabe ou atacar um conteúdo mais árido? Esta é uma pergunta recorrente entre os candidatos.
Atacar um conteúdo mais árido faltando tão pouco tempo pode passar a impressão de desperdício de esforço. O candidato vai estudar uma disciplina que não gosta, avança lentamente em sua compreensão e começa a achar que seria mais útil estudar outra coisa. Isso é mais comum do que vocês imaginam!
Aqui sugiro fortemente a leitura deste post: Mapeamento do desempenho por disciplina na véspera da prova da 1ª fase da OAB
Não dá, nesta altura do campeonato, para abraçar o mundo. Tola ilusão...
O ideal é eleger uma ou duas disciplinas mais complicadas e pronto. O importante é conseguir projetar de forma aproximada quantos pontos são possíveis fazer com a atual bagagem e quantos pontos seriam acrescentados ao se estudar essas uma ou duas disciplina extras.
Digamos que a margem de segurança ao se resolver provas anteriores e simulados é de pelo menos 47 questões. Sempre é preciso ir para a prova tendo uma "gordurinha" para queimar. A meta é atingir os 40 pontos, mas o desempenho deve visar um patamar acima dos próprios 40 pontos, afinal, errar é humano e é muito comum na prova da OAB.
Falando em simulado, o nosso será na próxima quinta-feira! Aguardem mais informações ainda hoje!
E não se esqueçam de estudar nesta reta final a famosa Ética Profissional. Acertar ao menos 90% dessas questões é fundamental para maximizar as chances de sucesso - Exame da OAB: Começar a estudar por Ética ou deixá-la para o final?
No mais, foco nos estudos e ZERO de desperdício de tempo. Festinhas, bailes, boates, baladas, raves, arrasta-pés e assemelhados são apenas lendas urbanas das quais vocês apenas remotamente ouviram algum dia alguém balbuciar.
Creiam-me: isso tudo NÃO EXISTE! Nada além de mitos!
Claro, ao menos um pequeno descanso vocês devem se permitir, mas nada além de um descanso com um exclusivo propósito: relaxar um pouco a mente. Atingido o objetivo, foco nos estudos.
Agora é a hora do sacrifício!
Faltam 13 dias para a prova.