Faltam 11 dias para o resultado do XX Exame de Ordem!

Sexta, 30 de setembro de 2016

O tempo está passando e hoje, exatamente hoje, estamos a EXATOS 11 dias para o resultado preliminar da 2ª fase do XX Exame de Ordem! Cada dia que passa a mente só vai pensando nisto, no resultado, e quanto mais próximo ele está mais tensos ficam os candidatos.

Na véspera mesmo vocês vão respirar, comer e beber o resultado da OAB, como se não existisse outra coisa neste mundo.

Serão 11 longuíssimos dias daqui até lá! Esperar pelo resultado é uma arte altamente sofisticada, onde a ansiedade toma absolutamente conta dos candidatos! Normal! É sofrido assim mesmo!

E o que esperar?

As estatísticas tendem a ser mais generosas com quem é aprovado na 1ª fase, comparando com quem vem da repescagem.

A média geral de aprovação dos candidatos da 2ª fase é de 47,4%.

A média de aprovação de quem vem da da 1ª fase é de 52%.

E a média de aprovação de quem vem da repescagem é de 42,8%.

Vamos considerar, em especial nas edições que não tivemos grandes problemas (XIV, XV e XVI), que os candidatos que passam são exatamente aqueles que se preparam melhor. O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentual de bons candidatos que sucubem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.

Mas agora temos perspectivas bem distintas:

- As provas foram razoáveis em termos de qualidade, com exceção, evidentemente, de Civil e Empresarial. A banca comeu mosca e cobrou o CPC de 73 em ambas, o que atrapalhou imensamente os candidatos.

Repito, MAIS UMA VEZ, o que eu afirmei ainda no dia da prova: a banca vai corrigir as provas tanto considerando o CPC de 2015 como o de 73. Ok? Relaxem quanto a isto.

Alguns candidatos querem a anulação das peças e consequente atribuição de 5 pontos a todos os candidatos destas disciplinas. Isso, por seu turno, não vai acontecer, não por ação da OAB.

- Hà uma expectativa de termos uma melhora nas correções depois do ocorrido última prova, quando tivemos as piores correções de todos os tempos. Essa questão repercutiu dentro da OAB e da FGV.

Sinceramente, as correções deste XX Exame não têm como superar em termos de falta de qualidade as correções do XIX. Se piorar será o apocalipse.

E se for do mesmo padrão, a OAB estaria compactuando para a derrocada do Exame. Tem de melhorar e não há alternativa para isto.

Vamos então preparar o pacote de picoca e os refrigerantes, além dos ansiolíticos. O dia do resultado está chegando, mas, ainda assim, vai ser mais demorado do que voc~es imaginam.

E nesse meio-tempo não deixem de rezar pela lucidez daqueles vão corrigir as provas de vocês.

Toda ajuda, até espiritual, é bem-vinda!