Sábado, 11 de junho de 2016
Simmmmm! Faltam EXATOS 10 dias para o resultado preliminar da 2ª fase do XIX Exame de Ordem! Haja coração para aguentar tamanha expectativa!
Serão 10 longuíssimos dias daqui até lá! Esperar pelo resultado dá gastrite e urticária, furúnculos e unhas roídas, tontura e vertigens! Mas não tem jeito não: o Exame de Ordem é sofrido assim mesmo.
O negócio é rezar!
E o que esperar do resultado?
As estatísticas tendem a ser mais generosas com que é aprovado na 1ª fase, em comparação com quem vem da repescagem.
A média geral de aprovação dos candidatos da 2ª fase é de 47,4%.
A média de aprovação de quem vem da da 1ª fase é de 52%.
E a média de aprovação de quem vem da repescagem é de 42,8%.
Vamos considerar, em especial nas edições que não tivemos grandes problemas (XIV, XV e XVI), que os candidatos que passam são exatamente aqueles que se preparam melhor. O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentual de bons candidatos que sucubem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.
Mas agora temos duas boas perspectivas:
1º - As provas foram todas, sem exceções, tecnicamente corretas. Não há controvérsias sobre quais seriam as peças corretas. Também não temos problemas nas questões, de um modo geral.
2º - A qualidade das correções aparentemente vai aumentar, pois a nova coordenação estaria exigindo mais zelo na correção das provas, em especial por conta do problema ocorrido na prova de Tributário passada, quando alguns agravos de instrumento foram corrigidos, o que não poderia ter acontecido (segundo a banca). Logo, mais atenção na correção de tudo foi exigida.
Claro! Esperar a perfeição em correções subjetivas é meio utópico, mas se der de fato uma melhorada já é um grande avanço.
De toda forma, alea jacta est!
Agora é esperar e torcer pelo resultado positivo.
Preparem seus pequenos coraões, pois a hora da verdade verdadeira está chegando!
Oremos!!!