Terça, 2 de fevereiro de 2016
Eita!!! Vocês nem atentaram para isto, né?
Faltam tão somente 10 dias para o resultado do XVIII Exame de Ordem! Serão os 10 dias mais compridos na vida de vocês. Esperar pelo resultado dá gastrite e urticária, mas não tem jeito não: o Exame de Ordem é sofrido assim mesmo.
O negócio é rezar!
E o que esperar do resultado?
As estatísticas tendem a ser mais generosas com que é aprovado na 1ª fase, em comparação com quem vem da repescagem. Vamos ver o gráfico de desempenho de quem veio da 1ª fase e de quem veio da repescagem:
A média geral de aprovação dos candidatos da 2ª fase é de 47,4%.
A média de aprovação de quem vem da da 1ª fase é de 52%.
E a média de aprovação de quem vem da repescagem é de 42,8%.
Vamos considerar, em especial nas edições que não tivemos grandes problemas (XIV, XV e XVI), que os candidatos que passam são exatamente aqueles que se preparam melhor. O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentauld e bons candidatos que sucubem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.
Aliás, o pior elemento agora é a correção: essa ainda deixa muito a desejar e sempre encontramos falhas graves nelas, todas as edições. Mas isso é assunto para o dia 12.
Por enquanto o jeito é rezar muiiiito e aguardar pa-ci-en-te-men-te o dia 12.
Se vocês conseguirem, claro!