Quinta, 22 de janeiro de 2015
Sinal dos tempos! As expressões "fumar um beck", "dar um tapa na pantera" ou "queimar a braquiária" nunca mais serão as mesmas depois que a Universidade de Denver, fundada em 1864 e uma das universidades privadas mais renomadas nos Estados Unidos, passará a oferecer disciplina específica sobre a legislação da maconha.
A disciplina se chamará "Representando o Cliente Marijuana", coordenada pelo professor Sam Kamin. O objetivo dela é ensinar os futuros advogados sobre os detalhes legais envolvendo os usuários, produtores e vendedores de maconha.
A descrição dessa cadeira universitária é bem interessante:
"Os tópicos abordados incluem a conformidade regulatória, a defesa criminal, o contrato, setor bancário, fiscal, imobiliário e a prática multidisciplinar. Os professores apresentarão aos alunos problemas práticos e hipóteses que irão gerar múltiplas oportunidades para a avaliação"
O professor Sam Kamin afirma que desconhece a existência de um outro curso parecido, em entrevista ao site "The Cannabist":
"Todo lugar que eu vou as pessoas me fazem perguntas sobre ele. As pessoas querem saber sobre o setor imobiliário comercial - quais são os seus direitos e obrigações ao alugar para alguém com plantação?".
Eu simplesmente acho a ideia do professor brilhante!
Por quê?
Porque, para o advogado, o que importa são os movimentos do mercado e as condutas que impactam em uma multiplicidade de pessoas que têm o potencial de demandar por um determinado tipo de serviço jurídico.
O que o professor viu, e oferece um curso para isto, são as implicações jurídicas atreladas ao uso da macanha em toda a sua amplitude. Se existe o mercado e lá um operador do Direito pode atuar, por que não fazê-lo?
É lá que o cliente está, e é lá que o advogado vai ganhar seus honorários.
É a prospecção de um novo mercado, um novo nicho. Perfeito!
Não importa o que o cliente faz, ou o que ele é. Importa é visualizar uma oportunidade de, atuando na advocacia de forma honesta, representar os interesses de um grupo que possui uma determinada demanda.
O dinheiro estará ali, onde os outros não o viram ou o desprezam. Enxergar esse nicho, de forma tão específica, foi uma grande sacada.
E aqui fica a pergunta: quantos outros nichos não explorados existem no mercado?
Cabe a vocês enxergarem eles primeiro. e quem o fizer, sai na frente!
Com informações da Agência Globo de Notícias.